Segunda, 17 de Março de 2025
27°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Social Meio Ambiente

Caravelas Portuguesas “invadem” Balneário Camboriú e Corpo de Bombeiros faz alerta

Banhistas são alertados para evitar contato com os animais tóxicos.

05/11/2024 às 17h20 Atualizada em 05/11/2024 às 17h45
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Eles são capazes de injetar um tipo de peçonha tóxica, que pode gerar sensação de queimação na pele, dor e lesões, dentre outras reações • Reprodução/Youtube Biel Turismo
Eles são capazes de injetar um tipo de peçonha tóxica, que pode gerar sensação de queimação na pele, dor e lesões, dentre outras reações • Reprodução/Youtube Biel Turismo

Na manhã desta terça-feira (5), turistas e moradores que frequentavam a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram surpreendidos pelo aparecimento de caravelas-portuguesas, especialmente na altura da rua 1.001. Algumas pessoas, atentas à situação, foram vistas segurando os animais, que são conhecidos por sua toxicidade ao entrarem em contato com a pele.

O 13º Batalhão de Bombeiros Militar, de Balneário Camboriú, compartilhou um vídeo gravado durante a manhã, alertando sobre a incidência dessas criaturas marinhas. Os guarda-vidas, ao realizarem a verificação na praia, notaram a presença das caravelas entre o centro e o norte da faixa de areia. O fenômeno causou estranhamento entre os agentes. Confira o vídeo:

Vídeo - Divulgação/CBMSC

Diante dessa situação, as autoridades recomendam que os banhistas evitem o contato direto com as caravelas e não entrem na água quando a praia estiver sinalizada com bandeiras roxas. Essas bandeiras, visivelmente posicionadas ao longo da costa, indicam a presença de riscos à saúde.

Para garantir a segurança de todos, as aulas de surfe previstas para o dia foram canceladas. Em caso de incidentes, os banhistas são orientados a procurar o posto de salva-vidas.

É fundamental lembrar que o contato físico com as caravelas-portuguesas pode resultar em queimaduras ou reações alérgicas devido à liberação de toxinas. Embora raras, as reações severas podem provocar queimaduras químicas de até 3º grau, além de intensa coceira. Em situações extremas, há até registros de fatalidades, mas é importante destacar que essas criaturas não atacam os humanos, liberando veneno apenas em caso de toque acidental.

Portanto, o prudente é manter distância dessas fascinantes, mas perigosas, criaturas do mar e desfrutar da praia com segurança.

Cavelas e Águas-Vivas são a mesma coisa?

As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são frequentemente confundidas com águas-vivas, mas na verdade são organismos diferentes. A carabela-portuguesa é uma espécie de hidrozoário que flutua na água e possui longos tentáculos que podem causar queimaduras em contato com a pele. As águas-vivas, por outro lado, pertencem a um grupo maior de organismos conhecidos como medusas, que têm uma forma de corpo diferente e também podem causar picadas dolorosas.

Embora ambos sejam gelatinosos e possam causar reações adversas em humanos, eles pertencem a classes diferentes dentro do reino animal. A carabela-portuguesa é notável por sua flutuação na superfície da água, enquanto as águas-vivas tendem a se mover livremente através da coluna de água. 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.