O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou a agenda que faria nesta terça-feira (23) em Santa Catarina após descobrir que Adeliana Dal Pont, pré-candidata do PL à prefeitura de São José, criticou a gestão federal durante a pandemia da Covid-19 e realizou elogios à medicina de Cuba.
Ao descobrir um vídeo que mostra o posicionamento dela à época, o ex-mandatário cancelou a passagem de sua motociata pelo calçadão do Kobrasol, bairro central do município.
Pont chegou a recepcionar Bolsonaro em um clube de tiro, em São José, durante a manhã. Após tomar conhecimento das críticas, o ex-presidente reclamou que o partido não realizou uma pesquisa antes da filiação dela e apresentou o vídeo ao governador Jorginho Mello (PL).
O ex-presidente decidiu, então, que a pré-candidata do partido não poderia mais subir ao palco da manifestação. Ao saber disso, ela não tentou se aproximar de Bolsonaro nem mesmo para uma foto. Point chegou a divulgar o evento nas redes sociais no dia anterior.
"Nosso presidente vem aí! Jair Bolsonaro, o grande líder da direita no Brasil estará no Aeroporto de Florianópolis nesta terça, às 11h. Vamos juntos mostrar a força do nosso povo e demonstrar que o cidadão catarinense de bem está com Bolsonaro!", escreveu na segunda-feira.
Neste contexto, cresce a pressão sobre Mello que, como presidente do PL em Santa Catarina, precisa decidir se busca outro candidato para a prefeitura de São José ou se investe na candidatura de Pont sem o apoio de Bolsonaro, o principal nome da legenda.
Trajetória política de Adeliana Dal Pont
Seu primeiro cargo público foi como secretária de saúde do município de Araranguá, no extremo-sul de Santa Catarina, em 1985.
Assumiu o cargo de secretária de saúde de São José em 1994, permanecendo à frente desta secretaria até 2003.
Foi eleita vereadora de São José pela primeira vez em 2000, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), recebendo 2.228 votos válidos. Foi reeleita novamente em 2004, recebendo 2.759 votos válidos.
Concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeita de São José em 2008, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), recebendo 24.755 votos - 23,57% do total - ficando assim em segundo lugar. Com este resultado, foi convidada para assumir o cargo de secretária adjunta de Planejamento. Permaneceu no cargo até 2010, quando foi convidada pelo governador de Santa Catarina para assumir o cargo de Secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis.
Com a criação do Partido Social Democrático (PSD) em 2011, Adeliana entrou no partido e teve seu nome confirmado em convenção partidária como candidata a prefeita para as próximas eleições. Concorreu em 2012 à prefeitura de São José, tendo como vice o ex-secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), numa coligação intitulada "Pra cuidar de São José" e formada ainda pelos PSB, PP, DEM, PSC, PHS e PPS.
Adeliana recebeu 66.602 votos - 61,19% do total e se tornou a primeira mulher eleita prefeita de São José.Tomou posse no dia 1º de janeiro de 2013. Em 2016, disputou a eleição contra seu então vice Natal, e foi reeleita com 44,312 votos - 39.14% do total. Neri do Amaral se tornou o vice para o segundo mandato.
Leia também
Prefeita Nilza Simas filia-se ao PL com aval de Jair Bolsonaro
Pré-candidato a Prefeito de Itapema pelo PL, Xepa Participa de almoço com Bolsonaro em Florianópolis
Rádio Cidade lança resultados da Pesquisa Eleitoral em Itapema
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 22° Máx. 30°