O município de Itapema deu um passo importante em direção à ampliação do acesso à moradia para famílias de baixa renda. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Alexandre Xepa e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Nicolau da Silva Neto, participaram de uma reunião estratégica com o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, representando o Governo Federal. O encontro foi realizado em Florianópolis e também contou com a presença do presidente da FECAM e prefeito da Capital, Topázio Neto, além de integrantes da equipe técnica do Ministério das Cidades.
A reunião teve como foco a apresentação de propostas e demandas habitacionais por parte dos municípios catarinenses. Itapema foi um dos municípios convidados a expor diretamente seus projetos, o que, segundo a Prefeitura, "reforça o reconhecimento da cidade como uma gestão ativa, organizada e comprometida com soluções reais para a população".
“Habitação é uma das metas do nosso governo. Criamos uma secretaria específica para isso e não estamos medindo esforços para avançar nos projetos que a população espera. Participar dessa reunião foi importante para mostrarmos que temos planejamento, seriedade e disposição para fazer acontecer”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.
O secretário Nicolau da Silva Neto também reforçou que a gestão de Itapema está preparada para captar novos investimentos e transformar projetos em realidade. “Temos equipe técnica qualificada, responsabilidade com os recursos e projetos estruturados. Seguimos trabalhando para garantir moradia digna para quem mais precisa”, afirmou.
Os projetos habitacionais apresentados pela cidade são iniciativas voltadas à construção de unidades residenciais com infraestrutura adequada, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade. Um projeto habitacional é, basicamente, um plano estruturado pelo poder público com o objetivo de oferecer moradias acessíveis à população de baixa renda, promovendo inclusão social, segurança e qualidade de vida.
Segundo a equipe do Ministério das Cidades, novas etapas de análise e liberação de recursos estão previstas, e municípios que já possuem projetos prontos e equipe técnica estruturada — como é o caso de Itapema — saem na frente na busca por apoio financeiro.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 27°