Na última semana, a Prefeitura de Itajaí deu início às obras do novo corredor viário e comercial, projetado para conectar as economias de Itajaí e Balneário Camboriú. O objetivo da iniciativa é reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios e estimular investimentos na região.
De acordo com o prefeito Robison Coelho (PL), a nova via integra o Programa de Mobilidade Sustentável (PROMOBIS), que busca aprimorar o transporte público e promover a integração dos municípios associados à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). “Com uma frota de mais de 200 mil veículos, Itajaí precisa de soluções para melhorar a mobilidade urbana e atrair novos investimentos. Este projeto será um marco para a região”, destacou o prefeito.
A fase inicial do projeto contempla a construção de 500 metros de via, abrangendo o trecho entre o limite municipal de Itajaí e Balneário Camboriú até a Rua Joel José Ferreira, na Praia Brava. A nova avenida será construída paralelamente à Avenida Osvaldo Reis e incluirá a implantação de galerias de drenagem, alargamento de ruas, e conexão das ruas Suécia, Ariribá, Maurino Vieira e Joel José Ferreira.
As melhorias previstas incluem pavimentação asfáltica, ciclovias e calçadas acessíveis, com o objetivo de oferecer infraestrutura moderna e eficiente. Essa etapa está orçada em R$ 6,5 milhões, com prazo de conclusão estimado para agosto de 2025.
Quando concluído, o projeto totalizará mais de cinco quilômetros de avenida, com calçadas acessíveis, ciclovias e um corredor exclusivo para ônibus. O investimento global, incluindo todas as etapas de construção e desapropriações, soma R$ 180 milhões.
Além de conectar Itajaí, a maior economia do estado, com Balneário Camboriú, o município com o 13º maior PIB de Santa Catarina, o corredor faz parte do Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR). O sistema será implementado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMFRI) e financiado pelo Banco Mundial.
O STCR tem como objetivo criar uma rede multimodal de transporte que inclua ônibus elétricos BRT. Este modelo busca reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida na região. A integração dos 11 municípios da Amfri será a base para transformar a mobilidade urbana do Litoral Norte catarinense.
Com a conclusão do corredor viário, a expectativa é que a nova avenida impulsione o desenvolvimento econômico, melhore a qualidade do transporte e fortaleça a integração regional.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 22° Máx. 30°