Terça, 25 de Março de 2025
29°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Eventos Eventos

2º Festival de Jiu-Jitsu AMBI reunirá crianças, adolescentes e para-atletas na próxima semana

Evento celebra a inclusão e o esporte em uma competição leve e divertida.

20/11/2024 às 15h30
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
1º Festival de Jiu-Jitsu AMBI em 2023. Foto - Divulgação/AMBI
1º Festival de Jiu-Jitsu AMBI em 2023. Foto - Divulgação/AMBI

A Associação de Moradores do Bairro Ilhota (AMBI), localizada na R. 1208 - Ilhota, promoverá no dia 30 de novembro, sábado, a partir das 14h, o 2º Festival de Jiu-Jitsu AMBI. Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento, voltado para toda a família, promete uma tarde de esportividade, diversão e inclusão, com competições exclusivas para crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.  

O festival, que não tem foco em alto rendimento, busca proporcionar uma experiência democrática, onde os participantes podem vivenciar a competição de forma leve e descontraída. Segundo os organizadores, o objetivo é criar um ambiente que promova boas memórias entre pais, participantes, academias e todos os envolvidos, reforçando o papel do esporte como ferramenta de integração social.  

O evento é patrocinado por três empresas locais e organizado pela Gracie Barra Costa Esmeralda, uma academia que atua no bairro Tabuleiro, em Itapema, oferecendo aulas de jiu-jitsu para adultos e crianças. À frente da iniciativa está Jéssica Bauer, integrante da Gracie Barra, que destaca o lema da associação "Jiu-Jitsu Para Todos", refletindo o propósito inclusivo do festival.  

Na primeira edição do evento, o público foi surpreendido por lutas especiais, incluindo um combate simbólico entre mãe e filha, além de uma luta entre um professor e um aluno com síndrome de Down. Para a segunda edição, a inclusão ganha ainda mais destaque, com a participação de para-atletas – crianças e adultos com deficiência física ou condições atípicas que treinam jiu-jitsu em academias da região.  

A organização enfatiza a importância de mostrar que, mesmo enfrentando limitações, essas pessoas podem praticar esportes desafiadores como o jiu-jitsu. "O festival busca inspirar o público e promover um entendimento mais amplo sobre o papel do esporte na superação de barreiras", destacou Jessica.

Mais do que uma competição, o 2º Festival de Jiu-Jitsu AMBI busca se firmar como uma oportunidade para fortalecer laços entre famílias, atletas e a comunidade local. "A AMBI convida a todos para prestigiar o evento e vivenciar uma tarde marcada por inclusão, respeito e amor pelo esporte", convidou o Presidente da associação, Rafael Henrique Laus.

1º Festival de Jiu-Jitsu AMBI em 2023. Foto - Divulgação/AMBI

 Organização

Jessica Baur é formada em Educação Física e integrante da Gracie Barra Team Member - Unidade Costa Esmeralda, o que significa que ela faz parte de uma comunidade global de atletas, estudantes e instrutores de Jiu-Jitsu. Os membros da equipe são comprometidos com o aperfeiçoamento pessoal e com o crescimento da comunidade, atuando como instrutores, competidores e líderes.

A Gracie Barra valoriza a positividade, o respeito e a cooperação. A cultura do Jiu-Jitsu é meritocrática, onde o preço do kimono ou a casa em que se mora não são importantes. Os alunos mais experientes ajudam os novos a corrigir a técnica, e os competidores experientes ensinam os novos a alguns dos seus truques.

Carlos Gracie Jr. fundou a primeira escola Gracie Barra em 1986 na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Atualmente, a Gracie Barra tem cerca de 900 escolas espalhadas pelo mundo.

Jessica Baur no evento Camboriú Open . Foto - @jessicabauer72

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.