O prefeito Mário Hildebrandt (PL) de Blumenau anunciou nesta semana novas diretrizes para o tradicional desfile de 7 de Setembro, com o objetivo de assegurar a ordem e a celebração adequada da data. O Decreto 15.627 estabelece restrições importantes para o evento, que será realizado na Rua XV de Novembro às 9h de sábado.
Segundo o decreto, fica proibida a realização de manifestações políticas e eleitorais, tanto verbais quanto escritas, bem como o uso de sistemas de sonorização móvel. Além disso, qualquer demonstração ou manobra que possa comprometer a segurança ou interromper o desfile não será permitida, a menos que previamente autorizada pela organização.
A participação estará restrita a grupos específicos, incluindo órgãos e instituições públicas civis e militares, bandas de fanfarras, Centros de Educação Infantil, escolas, universidades, entidades culturais, assistenciais e confessionais, além de grupos de escoteiros.
A estrutura do desfile será organizada em blocos: o primeiro bloco incluirá órgãos militares e suas derivadas; o segundo, instituições de ensino; o terceiro, órgãos civis e militares de Segurança Pública; e o último, entidades culturais, assistenciais e confessionais, bandas de fanfarras e grupos de escoteiros.
A regulamentação busca assegurar que o desfile mantenha seu caráter cívico e ocorra sem transtornos, proporcionando uma celebração à altura da data comemorativa.
Experiência de 2023
No ano passado, o desfile de 7 de Setembro em Blumenau foi aberto pelo “Grito dos Excluídos”, manifestação realizada em todo o país por movimentos sociais. Desfilaram, entre eles, representantes do público LGBTQIAP+, MST e do Fórum dos Trabalhadores. A passagem destes grupos repercutiu negativamente entre blumenaunses e catarinenses.
Vídeo: Desfile 7 de setembro em Blumenau em 2023/Divulgação - Redes Sociais
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 14° Máx. 19°