Na tarde desta terça-feira (3), uma simples abordagem resultou na morte de um sargento da Polícia Militar de Criciúma. O crime ocorreu por volta das 12h no bairro Comerciário, nas proximidades do estádio Heriberto Hülse.
O sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, foi fatalmente atacado enquanto realizava uma abordagem a um homem em situação de rua que estava na calçada. Ao se aproximar com a viatura, o suspeito surpreendeu o policial ao correr até a janela do motorista, onde ocorreu uma luta corporal intensa. Durante a confrontação, o agressor conseguiu tomar a arma do sargento e disparou vários tiros em sua cabeça. Após os disparos, o criminoso continuou a agredir a vítima com a arma, evidenciando extrema frieza e crueldade.
A prisão do agressor, identificado posteriormente como Moisés Brasil Giordani, foi efetuada em flagrante por outras guarnições que estavam nas proximidades, após ser contido por trabalhadores de uma obra. Imagens capturadas por câmeras de monitoramento e celulares de testemunhas documentaram tanto o ataque ao policial quanto a detenção do suspeito.
Vídeo - Reprodução/Redes Sociais
Ainda conforme a PM, o autor do brutal ataque tem passagens criminais por dano, lesão corporal, violência doméstica, posse de drogas, entre outros crimes. Por nota, a corporação expressou solidariedade a familiares, amigos e colegas de farda do sargento. Além disso, destacou o trabalho e a dedicação do policial. Leia o texto na íntegra:
“Expressamos nossa solidariedade e sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de farda do policial, reconhecendo o imensurável sacrifício e dedicação deste herói em servir e proteger a sociedade. Sua coragem e comprometimento com o dever serão lembrados e honrados por todos nós.
Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pública.
Que a memória e o legado do referido policial militar permaneçam como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça.“
Flagrante da agressão (imagens fortes):
De acordo com Polícia Civil, Appel fazia rondas no bairro, sozinho e em patrulha comunitária quando identificou o homem que frequentemente perturba a comunidade, especialmente com uso de drogas.
Ainda, segundo o delegado João Westphal, à frente do caso, o autor tem 45 anos, é natural do Rio Grande do Sul e tem diversas passagens policiais.
Vídeo - Divulgação/PMSC
Por nota, o governador de Santa Catarina lamentou a morte do policial. Confira a mensagem na íntegra:
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de um dos nossos policiais militares durante uma abordagem de rotina em Criciúma, no Sul do Estado. Quero expressar minha solidariedade à família do policial, aos colegas e à Polícia Militar. Não mediremos esforços para que este crime não fique impune e o criminoso seja devidamente responsabilizado.“
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também lamentou o fato e, em nota, manifestou solidariedade à família do sargento.
CONFIRA MAIS FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 14° Máx. 19°