O secretário de segurança interino do município de Itapema, Sr. Luis Albares de Jesus Matos, em entrevista ao Jornal da Cidade - 2ª Edição, transmitida na noite desta quarta-feira (31), comentou a recente polêmica envolvendo seus agentes, resultado de uma ocorrência registrada no último domingo (28), quando os Guardas Municipais foram acusados de abuso de autoridade e até mesmo, agressão contra menores de idade e pais.
Albares explicou que, apesar da grande repercussão do caso, nenhum pai ou responsável entrou em contato com o órgão de segurança após o episódio, e apenas um boletim de ocorrência foi registrado. O secretário enfatizou que só poderá emitir uma opinião após a conclusão do relatório final e destacou que não estava presente no local, o que impede uma opinião pessoal. Ele também mencionou que as imagens de jovens machucados são insuficientes para provar que os guardas foram os responsáveis.
Albares esclareceu que medidas administrativas e/ou penais poderão ser tomadas, mas tudo depende da análise do Ministério Público. O processo incluirá o parecer do relatório, exames de corpo de delito, versões das possíveis vítimas, testemunhas e dos próprios guardas municipais. Esse processo pode levar até 30 dias, podendo se estender para até 60 dias.
O secretário garantiu que medidas já estão sendo tomadas e tranquilizou a população, afirmando que tudo está sendo apurado conforme a lei. Em um desabafo, ele destacou que, apesar dos esforços da força de segurança municipal no combate ao crime, a Guarda Municipal só ganha destaque nas redes sociais quando se envolve em polêmicas negativas.
Confira a entrevista na íntegra
Vídeo - Jornal da Cidade - 2ª Edição (31/07/2024)
Leia também
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 18° Máx. 21°