Depois de uma madrugada com chuva persistente e volumosa no litoral catarinense, principalmente na Grande Florianópolis, a chuva perdeu intensidade na manhã deste domingo (14). A previsão indica que, durante esta tarde, a chuva siga ocorrendo de maneira persistente e, por vezes, com forte intensidade entre o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, a chuva também segue ocorrendo de maneira persistente, mas intercalando com alguns períodos de melhoria.
O risco é alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e do Litoral Sul. Além disso, o risco é alto a muito alto para deslizamentos. Até o final deste domingo, acumulados previstos entre 30 e 50 mm na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, entre 80 e 100 mm entre o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul, parte do Alto Vale do Itajaí, acumulados entre 30 e 50 mm durante o dia. Pontualmente, valores de chuva acima podem ocorrer.
A Defesa Civil de SC destaca que as condições do tempo serão monitoradas diariamente para atualizar a previsão, se for o caso.
Início da Semana
Na segunda-feira (15), o tempo continua encoberto e com chuva ao longo do dia no litoral. Entre a tarde e à noite, a instabilidade ganha reforço e, novamente, a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí. Nas áreas em laranja do mapa, onde o risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, os acumulados variam entre 60 e 80 mm, com pontuais acima. Na área em amarelo do mapa os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm ao longo do dia.
A circulação marítima só perde força na terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo estado, provocando temporais isolados em todas as regiões. O sol volta a aparecer em toda Santa Catarina na quarta-feira (17), quando uma massa de ar mais seco predomina, deixando as temperaturas baixas no amanhecer.
Alerta máximo
As cidades de São José, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba, foram classificadas pela Defesa Civil com Alerta Máximo (identidicado pela cor roxa) para deslizamentos, indicando um risco extremamente alto devido ao volume significativo de chuva acumulado. O volume de chuva também implica riscos moderados de deslizamento nos Planaltos Sul e Norte, bem como no Alto Vale do Itajaí.
Recomendações
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar as atualizações dos boletins de previsão devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões;
- Fique atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a sua residência.
Alerta laranja
O alerta laranja, atualmente emitido para particamente todo o litoral catarinense, na meteorologia indica um nível de alerta significativo para determinadas condições climáticas adversas. Geralmente, é emitido quando existe a previsão de fenômenos meteorológicos que podem causar impactos moderados a severos na população e nas atividades cotidianas. Isso pode incluir chuvas intensas, ventos fortes, tempestades, nevascas, ondas de calor, entre outros eventos climáticos que representam riscos para a segurança das pessoas e dos bens materiais.
Quando um alerta laranja é emitido, as autoridades e a população devem ficar atentas e tomar medidas preventivas para minimizar os possíveis danos. Isso pode envolver ações como reforço na infraestrutura, evacuação de áreas de risco, orientações para a população sobre como se proteger e estar preparada para lidar com as condições adversas.
Leia também
Queda de barreira interdita a BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça
Prefeita Nilza associa as obras de prevenção à ausência de alagamentos
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 22° Máx. 30°