Canis sujos e animais em situação de maus-tratos. Esse foi o cenário que a Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontraram em um canil clandestino na região rural de Pirabeiraba, em Joinville. A Polícia Civil informou que durante o resgate foram encontrados 163 cães de raça em estado precário, alguns deles doentes e exaustos devido à serem explorados para a prática de reprodução em massa. Além dos cães, um papagaio também foi resgatado e recebeu cuidados veterinários. Duas pessoas foram presas.
A investigação teve início após o Ministério Público receber denúncias sobre uma estrutura de grande porte, situada em área de preservação ambiental, utilizada para a reprodução ilegal, inclusive com animais em estado de exaustão. Em resposta, o MP, juntamente com as polícias Civil e Científica, realizou uma ação de resgate que revelou não apenas os maus-tratos aos animais, mas também indícios de poluição ambiental no local.
“Toda essa estrutura está dentro de uma área de preservação. O canil está do lado de um curso da água, então provavelmente os dejetos dos cães são jogados na água”, explicou a delegada, Tânia Harada.
Também foram encontradas medicações veterinárias vencidas e diversos animais apresentando doenças evidentes.
"A alimentação oferecida aos animais estava em condições precárias de higiene e armazenamento. O casal detido ainda comercializava alimentos no local, mesmo diante das condições deploráveis do ambiente", afirmou a delegada.
Segundo a promotora do MPSC Simone Cristina Schultz, a situação do local era deplorável, com muito lixo espalhado pela casa e terreno, além de medicamentos vencidos. “Centenas de animais em situação absolutamente degradante”, relatou. Ainda de acordo com a promotora, também foi verificada a produção irregular de queijo, sem a higiene necessária.
Além dos crimes de maus-tratos e poluição ambiental, o casal responsável pelo local foi acusado de corrupção de menores, pois uma pessoa menor de 18 anos vivia no ali onde os crimes eram praticados.
Os animais resgatados foram periciados, cadastrados e microchipados pela Polícia Civil, sendo encaminhados inicialmente para lares temporários. O Centro de Bem-Estar Animal e a Vigilância Sanitária também participaram da operação, visando garantir o bem-estar dos animais e a fiscalização adequada do local. Este caso ressalta a importância da denúncia de práticas ilegais e do cuidado com o tratamento e reprodução responsável de animais.
Ainda hoje, 21, deve ser realizada uma reunião com os órgãos para decidir o destino dos animais.
Confira o flagrante
Vídeo - Divulgação/Polícia Civil
Alerta e Contato para Denúncias
O crime de maus-tratos animais é uma realidade triste que afeta não apenas os animais, mas também a sociedade como um todo. Os maus-tratos podem assumir diversas formas, desde a negligência básica até a crueldade extrema, e podem ocorrer em ambientes domésticos, comerciais ou em instituições dedicadas aos cuidados dos animais, como canis e abrigos.
O Grupo de Resgate GOR está ativamente envolvido na proteção dos animais. Para denúncias, entre em contato pelo WhatsApp (47) 9 9651-9961. No Instagram, o perfil de doações de animais é @grupode_resgate.
É fundamental a união para combater esse tipo de crueldade e proteger os animais. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir o bem-estar de todas as formas de vida em nossa comunidade.
APÓS OS ANÚNCIOS, CONFIRA MAIS FOTOS DESTE CASO
Publicidade
Além de muita informação relevante, a Rádio Cidade 104.FM e o portal radiocidadesc.com.br, líderes de audiência em Itapema são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios Rádio Cidade.
Leia também
Câmara propõe Dog Parks para garantir bem-estar animal e colaborar com a segurança em Itapema
Como escolher o melhor hotel para pets nas suas férias
S.O.S. Pets: Como amenizar o medo dos animais com os estampidos dos fogos de artifício
Em Porto Belo, animal raro é econtrado em residência
Conheça Nescau, o pet inusitado da Brenda!
Em Itapema, mulher é detida por manter seu cachorro em péssimas condições
Operação policial resgata animal vítima da 'Farra do Boi', em Porto Belo. Responsáveis fugiram
Em Joinville, mulher é flagrada jogando cachorro da ponte ao lado dos filhos
Animal ferido em Balneário Camboriú alerta para prática criminosa da 'farra do boi'
Na capital, jovem detido após invadir casa do vizinho e esfaquear 3 cães deixa a prisão
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 22° Máx. 30°