O intenso calor que dominou Santa Catarina na última semana será seguido por uma frente fria que promete causar transtornos em pelo menos metade do Estado. De acordo com o alerta da Defesa Civil, há previsão de acumulados de até 200 milímetros de chuva entre esta terça-feira (11) e quarta-feira (12), colocando as regiões mais vulneráveis em risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
A Defesa Civil relatou que, durante esta terça, a instabilidade provocará temporais isolados entre a Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Norte catarinense. O risco é considerado moderado para alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos, com o agravamento da situação esperado para a noite de terça.
A partir desta noite, a chuva se intensifica e passa a ocorrer de maneira persistente, com previsão de fortes temporais até o final de quarta-feira. As instabilidades avançarão em direção ao litoral catarinense, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Nessas regiões, o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos é considerado alto, e os volumes de chuva previstos podem variar entre 100 e 150 milímetros, com possibilidade de atingir até 200 milímetros em algumas áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta sobre o grande volume de chuva esperado, reforçando a preocupação com os riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco, como Brusque, Garuva, Itajaí, Tubarão e Capivari de Baixo. A situação requer atenção redobrada de moradores e autoridades locais.
A frente fria já causou estragos no último domingo (9), quando o mau tempo provocou alagamentos em várias cidades catarinenses, como Brusque, Garuva, Itajaí, Tubarão e Capivari de Baixo. A Defesa Civil continua monitorando a situação de perto, à medida que as chuvas intensas se aproximam e o risco de novos alagamentos e deslizamentos cresce.
É fundamental que os moradores de áreas de risco sigam as orientações da Defesa Civil e adotem medidas preventivas, como o reforço das estruturas de suas casas e a evacuação de locais de risco, caso necessário. A situação exige cautela e preparação para os próximos dias.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°