Um resgate dramático mobilizou equipes de emergência na tarde desta terça-feira (4), no Caixa D’Aço, bairro Araçá, em Porto Belo. Por volta das 14h20, a Guarnição do GBS Porto Belo e a unidade ASU-536 foram acionadas para atender uma suspeita de parada cardiorrespiratória (PCR) em um homem que estava a bordo de uma embarcação, sem possibilidade de transporte imediato para a terra firme.
Diante da gravidade da situação, a equipe do GBS deslocou-se por mar utilizando o Jet Olhete, levando um kit de oxigenioterapia. Ao chegar ao local, os socorristas confirmaram que a vítima, um homem adulto, estava em parada cardiorrespiratória, enquanto familiares já tentavam reanimá-lo com massagem cardíaca. Segundo informações preliminares, ele não permaneceu submerso por muito tempo após o mergulho e não apresentava sinais de afogamento, como espuma na boca.
A guarnição assumiu imediatamente as manobras de reanimação e solicitou apoio para transporte da vítima até a praia, onde aguardavam a equipe do ASU-536 e uma unidade do SAMU de Bombinhas. Durante o deslocamento, os procedimentos de ressuscitação foram mantidos, e, ao chegar à areia, o SAMU utilizou um dispositivo mecânico de compressão torácica (LUCAS), além de administrar medicações para tentar restabelecer os sinais vitais.
Após cerca de uma hora de esforços contínuos, a vítima chegou a recuperar os batimentos cardíacos, mas sofreu sucessivas paradas durante o atendimento. A equipe do helicóptero Arcanjo foi acionada e, com a chegada da equipe médica, novas tentativas foram realizadas. Após aproximadamente 1h30 de reanimação cardiopulmonar (RCP), o homem foi estabilizado e transportado de helicóptero para uma unidade hospitalar, ainda com sinais vitais.
O estado de saúde da vítima não foi divulgado até o momento.
Leia também
Motociclista sofre fratura exposta em colisão e é resgatado por helicóptero em Camboriú
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 22° Máx. 30°