Sexta, 09 de Maio de 2025
22°

Tempo nublado

Itapema, SC

Meio Ambiente Calorão!

Após domingo “agoniante”, terceira onda de calor chega em SC nesta segunda-feira

Temperaturas ultrapassam os 30°C e devem seguir elevadas, com risco de temporais em todo o Estado.

17/02/2025 às 06h55
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Getty Images
Foto - Getty Images

O calor intenso não dá trégua em Santa Catarina, e neste domingo (16), a maioria das cidades do Estado experimentou temperaturas superiores a 30°C. No entanto, o índice de calor — a sensação térmica que resulta da combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa — foi ainda mais alarmante, com alguns municípios alcançando níveis quase insuportáveis.

Na pequena Meleiro, localizada na região Sul, a tarde foi particularmente sufocante para seus cerca de sete mil habitantes. Às 16h, o termômetro marcou impressionantes 36,83°C. Com a umidade relativa do ar a 69,05%, o índice de calor alcançou um recorde de 57°C, o maior do Estado neste domingo. Não muito longe dali, em Urussanga, a situação foi similar, com o índice de calor batendo os 56°C.

Para aqueles que conseguem aproveitar o calor em ambientes refrescantes, como piscinas, praias ou até mesmo no ar-condicionado, uma boa notícia: nesta segunda-feira (17), o Estado enfrentará a terceira onda de calor de 2025. Mas, o que isso significa, na prática? De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas poderão superar em mais de 5°C a média climatológica.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as máximas ultrapassam os 32°C em todas as regiões do Estado. No Oeste, os termômetros devem variar entre 35°C e 37°C, enquanto as regiões litorâneas e o Vale do Itajaí enfrentarão temperaturas ainda mais altas, chegando aos 39°C no Litoral Norte e Litoral Sul. Nesse cenário, o índice de calor disparará.

Por conta disso, o governo estadual emitiu um alerta devido ao "risco moderado a alto" para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Para proteger a população, a Defesa Civil orienta a adoção de algumas medidas preventivas:

  • Use roupas claras e folgadas.
  • Evite exposição solar nas horas mais quentes e mantenha-se bem hidratado.
  • Procure manter ambientes com temperaturas abaixo de 32°C, especialmente em locais com idosos, pessoas doentes ou com saúde fragilizada.
  • Nunca deixe crianças ou animais sozinhos em veículos, independentemente do tempo.
  • Beba água e líquidos não alcoólicos, além de consumir alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e saladas.

Além do calor intenso, a alta umidade do ar favorece a formação de temporais, com raios, rajadas de vento, quedas de granizo e chuvas fortes. Isso já foi observado nos últimos dias em cidades do Norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, onde ocorreram alagamentos. O alerta se mantém para os próximos dias, e a orientação é que os moradores fiquem atentos às alertas emitidos pelas defesas civis locais.

Alerta para temporais e chuvas intensas

Nesta segunda-feira (17), as temperaturas elevadas devem persistir durante todo o dia. No entanto, entre a tarde e a noite, a instabilidade aumentará devido ao avanço de uma frente fria. O Inmet prevê condições para temporais com chuvas intensas, que podem gerar acumulados significativos em um curto período, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

O risco de alagamentos e enxurradas é moderado a alto, e a Defesa Civil emitiu um alerta para a ocorrência de temporais e chuvas intensas, válido desde domingo (16) até a madrugada de terça-feira (18). A combinação do calor com a umidade na atmosfera, aliada à formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul, favorece o desenvolvimento desses temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento e até granizo.

A frente fria, que avança por Santa Catarina na segunda-feira (17), aumentará as condições para temporais em todas as regiões do Estado, com destaque para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a Grande Florianópolis. Essa condição de instabilidade deve continuar até a madrugada de terça-feira (18), mantendo o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e chuvas intensas.

A Defesa Civil orienta que os moradores das regiões afetadas procurem abrigo durante os temporais e evitem atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. O risco de deslizamentos é elevado nas áreas de encosta, e os moradores devem redobrar a atenção com árvores e postes inclinados, bem como rachaduras em muros e paredes.

Previsão para terça-feira (18) e os próximos dias

Na terça-feira (18), a frente fria continuará a influenciar o clima em Santa Catarina, com o tempo chuvoso predominando no Grande Oeste e Planalto Sul. A chuva poderá ser intensa em alguns momentos. No Litoral e Norte, o tempo deverá abrir um pouco, mas há condições para temporais isolados. O risco para alagamentos permanece moderado.

As temperaturas, com o céu mais fechado, serão mais amenas, não ultrapassando os 25°C na maior parte do Estado. No litoral, no entanto, as máximas ficarão entre 26°C e 30°C. A instabilidade continuará na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), com o risco de temporais se estendendo por todo o Estado. As máximas não devem passar dos 30°C em grande parte de Santa Catarina.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.