A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a segunda fase da operação “Gênesis”, que tem como foco o combate ao tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ofensiva policial resultou no cumprimento de dez mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão e no bloqueio de bens avaliados em mais de R$ 37 milhões.
Coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a ação foi executada simultaneamente em três estados: Santa Catarina (São José, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Joinville), Paraná (Foz do Iguaçu e Campo Mourão) e Rio Grande do Sul (São Leopoldo).
Durante as buscas, três pessoas foram presas em flagrante. Em Campo Mourão (PR), dois indivíduos foram detidos com capulho, uma forma compacta de maconha. Já em Itajaí (SC), outro suspeito foi preso com aproximadamente 5 quilos de maconha.
Além das prisões e apreensões, a Justiça determinou medidas assecuratórias que totalizam R$ 37.189.201,00 em bens, como parte das ações contra a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico.
As investigações apontaram que o grupo criminoso utilizava agências de turismo como fachada para movimentar e ocultar recursos financeiros obtidos por meio do transporte e da venda de entorpecentes, principalmente no litoral catarinense.
A operação contou com o apoio de diversas unidades especializadas, incluindo delegacias da Polícia Civil de Santa Catarina, os Departamentos de Narcóticos (DENARC) de Foz do Iguaçu e Maringá (PR), e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Leopoldo (RS), demonstrando o alto nível de integração entre forças policiais dos três estados.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°