Sexta, 18 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Itapema, SC

Saúde Saúde Pública

Itajaí amplia horário de atendimento nas unidades de saúde

Horário estendido e novo programa eMULTI prometem facilitar acesso e fortalecer atenção básica à população.

30/06/2025 às 09h17 Atualizada em 30/06/2025 às 09h26
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itajaí
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itajaí

A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, informou que a partir de amanhã (1º de julho), as unidades polos de saúde do município terão o horário de atendimento ampliado, como parte das ações de reorganização da rede municipal e da adesão ao programa nacional eMULTI. As cinco unidades regionais passarão a funcionar até às 19h, enquanto a unidade polo do bairro Santa Regina estenderá o atendimento até a meia-noite.  As unidades serão: Rio Bonito, Fazenda 1, Cidade Nova 2, Jardim Esperança, Santa Regina e Itaipava.

A iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, evitando deslocamentos até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro Integrado de Saúde de Itajaí (CIS) em casos de menor gravidade.

A ampliação do horário é apenas o primeiro passo. A partir de 3 de agosto, todas as unidades polos terão atendimento até às 22h, inclusive com funcionamento aos sábados. O plano prevê que, até o final do ano, o atendimento nessas unidades possa ocorrer 24 horas por dia, a depender da conclusão de processos de contratação de novos profissionais e serviços terceirizados.

Com a adesão ao programa eMULTI, o município também vai descentralizar o atendimento especializado. As unidades polos receberão equipes compostas por profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. O objetivo é ampliar o cuidado multidisciplinar dentro do próprio território onde o paciente reside, reduzindo a necessidade de deslocamento até o centro da cidade para receber esse tipo de atenção.

Para viabilizar as mudanças, o município iniciou a reforma e a adequação estrutural das unidades polos. A partir de 23 de junho, os atendimentos de manutenção serão restritos a chamados emergenciais, como vazamentos, entupimentos, lâmpadas queimadas e curtos-circuitos. Durante esse período, apenas um eletricista e um encanador permanecerão disponíveis às unidades, enquanto as demais equipes atuam diretamente nas obras de adaptação dos polos regionais.

Segundo a administração pública, "a nova organização busca garantir um cuidado mais próximo, eficiente e humanizado à população, especialmente aos jovens, público prioritário das ações de saúde preventiva". A descentralização dos serviços é uma das estratégias centrais para ampliar o acesso e fortalecer a atenção primária, colocando os usuários no centro das decisões e da estrutura da saúde pública municipal.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.