Sexta, 18 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Itapema, SC

Saúde Saúde Pública

Itapema aplica Dose Zero contra sarampo e rubéola nesta segunda no bairro Ilhota

Vacina preventiva é voltada para bebês de 6 a 11 meses e segue cronograma por bairros; ação visa evitar a reintrodução das doenças.

30/06/2025 às 07h49 Atualizada em 30/06/2025 às 08h14
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Itapema deu início na última sexta-feira (27) a uma nova etapa de vacinação infantil com foco na proteção precoce de bebês contra o sarampo e a rubéola. A chamada Dose Zero — uma dose extra da vacina dupla viral destinada exclusivamente a crianças de 6 meses até 11 meses e 29 dias de idade — está sendo aplicada em diferentes bairros da cidade, tendo começado nas unidades de saúde de Morretes II e Gastão. Hoje, segunda-feira (30), será contemplado o bairro Ilhota.

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde como forma de prevenção emergencial, diante do risco de reintrodução dos vírus no Brasil. Em outros estados, casos recentes acenderam o alerta para a necessidade de intensificar a cobertura vacinal. Em Santa Catarina, a meta é imunizar cerca de 49 mil crianças nessa faixa etária.

Importante destacar que a Dose Zero não substitui a vacinação regular prevista no calendário infantil. A primeira dose oficial da vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, rubéola e caxumba — continua sendo aplicada aos 12 meses de idade. A iniciativa, portanto, busca oferecer uma proteção temporária, porém fundamental, especialmente para bebês ainda vulneráveis à infecção.

“Com o aumento de casos em outros estados e com o período de férias se aproximando, cresce também a circulação de pessoas entre regiões, o que pode favorecer a disseminação do vírus. Antecipar essa imunização é essencial para reduzir os riscos e evitar a reintrodução dessas doenças em nosso município”, destacou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá).

A vacinação está sendo feita em diversos pontos da cidade, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Em alguns locais, haverá atendimento em horário estendido. Confira a programação:

Cronograma de vacinação por unidades de saúde:

  • Morretes II – 27 de junho

  • Gastão – 28 de junho

  • Ilhota e Jornal – 30 de junho

  • Meia Praia II – 1º e 3 de julho (Rua 294, nº 353 – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30)

  • Meia Praia I – 2 de julho (das 13h às 20h)

  • Centro, Tabuleiro e Várzea – 1º de julho

  • Sertão do Trombudo e Várzea – 2 de julho

Vídeo - Divulgação/Prefeitura de Itapema

A gerente de imunização da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Arieli Fialho, reforça a importância da medida. “A Dose Zero não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, mas visa oferecer proteção antecipada a bebês ainda fora da faixa usual de cobertura. Trata-se de uma medida preventiva recomendada em situações de risco iminente de reintrodução do vírus no país, sendo indicada tanto para a intensificação vacinal em áreas vulneráveis quanto como estratégia de bloqueio vacinal diante de contatos com casos suspeitos ou confirmados de sarampo”, explicou.

Mesmo sem registros de sarampo em Santa Catarina desde 2020, a Secretaria de Estado da Saúde alerta que a única forma eficaz de evitar surtos é mantendo a alta cobertura vacinal. O mesmo cuidado vale para a rubéola, que pode causar complicações graves — especialmente em gestantes — caso haja circulação do vírus.

A Secretaria de Saúde de Itapema orienta que os pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima no dia de vacinação do seu bairro. É necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.