Itapema deu mais um passo rumo ao desenvolvimento urbano com inclusão social e sustentabilidade. Nesta terça-feira (24), o município realizou a segunda e última etapa da Conferência Municipal da Cidade 2025, evento que reuniu representantes da sociedade civil, poder público, movimentos populares, sindicatos e empresários para debater os rumos da cidade e escolher os delegados que representarão Itapema na Conferência Estadual das Cidades.
O encontro aconteceu no auditório da sede regional do Sicredi Vale Litoral SC e teve como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
A programação incluiu painéis temáticos, grupos de trabalho e uma plenária final, com debates em três eixos principais: políticas urbanas integradas, gestão e financiamento, e temas transversais como sustentabilidade e transformação digital.
Ao final da conferência, foram definidos os(as) delegados(as) que irão representar o município na próxima etapa, em nível estadual:
Delegados(as) titulares:
Representante da Prefeitura de Itapema – Daniel de Amorim
Representante da Prefeitura de Itapema – Everton Massahito Futata
Representante dos movimentos populares – Gilda Amaral Cassilha (AMME)
Representante sindical – Sanção Souza Ferreira (SITICOM)
Representante do setor empresarial – Nicolas Augustin de La Pena (PXP Ambiental)
Representante de ONG – Silvia Kuhnen (ADI – Associação das Pessoas com Deficiência)
Delegados(as) suplentes:
Patrick Ulzefer (gestor público)
Jéssica Letícia Johann (gestora pública)
Marilei Martins (movimentos populares)
Claudia Poletto (entidades sindicais)
Olavo Pellizzari (gestor público)
Daniel Belo Ramos (movimentos populares)
Além da escolha dos representantes, a conferência resultou em propostas concretas para o futuro da cidade, elaboradas de forma colaborativa pelos grupos de trabalho. Entre os principais destaques estão:
Mobilidade urbana: destinação de um percentual fixo do orçamento público para ações de mobilidade e criação de conselhos para acessibilidade e ciclofaixas.
Habitação e saneamento: uso exclusivo dos recursos de outorga onerosa para habitação popular, infraestrutura urbana, saneamento básico e meio ambiente, com gestão municipal.
Integração regional: realização de estudos para interligar os municípios da região com apoio de financiamentos internacionais (como BID, BIRD e Jaica).
Participação popular: criação de fóruns participativos nos 12 bairros da cidade e revisão do Plano Diretor com ampla escuta da comunidade.
Sustentabilidade: implantação dos chamados “parques esponjas” como alternativa para drenagem urbana e definição de regras sustentáveis na construção civil.
Tecnologia e serviços: criação de um centro digital unificado para facilitar o acesso da população aos serviços públicos municipais.
Todas as propostas serão levadas por Itapema à Conferência Estadual das Cidades, onde poderão compor o conjunto de ideias que norteará as futuras políticas públicas urbanas em Santa Catarina.
Durante o evento, também foram eleitas as entidades que irão compor o ConCidade – Conselho da Cidade de Itapema, conforme estabelece a Lei Complementar nº 79/2019.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°