Uma tentativa de estelionato foi registrada na manhã deste domingo (22) em uma agência da Caixa Econômica Federal localizada na Rua 246, esquina com a Segunda Avenida, no bairro Meia Praia, em Itapema. Uma mulher teria instalado um dispositivo em um dos caixas eletrônicos para prender cartões de clientes e, com o apoio de informações falsas coladas no terminal, induzir as vítimas a ligarem para um número falso. O objetivo do golpe é o furto de dados bancários.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 10h, após o vigilante de plantão ser orientado pela central da Caixa a verificar os caixas 2 e 3. Ao checar os terminais, ele encontrou um cartão preso e confirmou a suspeita de fraude. De acordo com o relato, as imagens das câmeras internas mostraram uma mulher, trajando blusa verde e casaco cinza, instalando o aparelho utilizado para travar o cartão de um cliente, além de um adesivo com instruções enganosas.
O golpe segue um padrão comum: o cliente, ao perceber que o cartão ficou preso, liga para o número de telefone falso indicado no adesivo. Do outro lado da linha, o estelionatário coleta os dados sigilosos da vítima, acreditando se tratar de um atendimento oficial.
Apesar de o banco contar com câmeras externas de segurança, não foi possível capturar imagens mais amplas da suspeita, devido ao feriado. As imagens da central de monitoramento da agência serão repassadas à Polícia Federal, conforme procedimento padrão.
A guarnição da Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência e deixou o caso sob responsabilidade das autoridades competentes para investigação.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°