Mulheres vítimas de violência doméstica em Itapema contam com um recurso tecnológico importante para proteção e segurança. Trata-se do aplicativo “Mulher Protegida”, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que permite o acionamento direto da Guarda Municipal em situações de emergência, através de um botão de pânico no celular.
O app é voltado a mulheres que já sofreram algum tipo de violência doméstica, possuem um processo judicial em andamento e tiveram seu pedido de medidas protetivas indeferido pela Justiça. Após baixar o aplicativo — disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) — a usuária pode se cadastrar, incluir seus dados e anexar a ordem judicial do caso. As informações são analisadas e validadas pela equipe da Guarda Municipal, que realiza uma visita até a residência da solicitante.
A partir da confirmação do cadastro, essa mulher passa a ter acesso a um canal exclusivo com a Central de Atendimento 153 da Guarda Municipal. Em caso de emergência, basta um toque no botão de pânico dentro do aplicativo para que a Guarda seja acionada de forma imediata, com prioridade no atendimento à vítima.
Lançado há pouco mais de um ano, o aplicativo faz parte de um esforço conjunto entre a Guarda Municipal de Itapema e a Polícia Militar de Santa Catarina para oferecer maior proteção e agilidade nos atendimentos a mulheres em situação de risco. Agora, a Prefeitura está ampliando a divulgação da ferramenta com uma campanha que visa alcançar mais usuárias e reforçar o combate à violência doméstica no município.
Segundo a administração pública, "o programa integra as ações de segurança pública e inclusão social de Itapema, promovendo uma resposta mais rápida, eficaz e humana às situações de vulnerabilidade enfrentadas por muitas mulheres".
E como parte da campanha de divulgação do aplicativo “Mulher Protegida”, a Guarda Municipal de Itapema lançou um vídeo institucional que reforça a importância da ferramenta no combate à violência doméstica. O material destaca como funciona o aplicativo, quem pode utilizá-lo e o papel da Guarda no atendimento rápido e humanizado às vítimas. Confira abaixo o vídeo completo:
Vídeo - Divulgação/GMI
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°