Porto Belo está seguindo o exemplo de Itapema e se movimentando para ampliar a atuação da Guarda Municipal no trânsito. Esta semana, representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o vice-prefeito Ailto Neckel (PL) se reuniram para discutir a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a PRF.
O objetivo é permitir que a Guarda Municipal atue diretamente na fiscalização das marginais da BR-101, podendo atender ocorrências, aplicar multas e atuar de forma mais eficaz na segurança viária.
Durante a reunião, os representantes de Porto Belo também solicitaram reforço no policiamento da PRF na entrada do bairro Sertão de Santa Luzia, onde há recorrentes reclamações sobre caminhões que bloqueiam o acesso de veículos à comunidade. A PRF se comprometeu a intensificar a fiscalização na região.
Em março deste ano, Itapema também iniciou tratativas com a PRF com o mesmo objetivo. Na ocasião, o secretário de Segurança Pública de Itapema, Juarez Ferreira, recebeu o chefe da Delegacia da PRF em Itajaí, Douglas Thomas Jacobsen, para discutir os detalhes da parceria inédita.
A proposta, assim como em Porto Belo, é permitir que os agentes da secretaria atuem de forma mais autônoma nas marginais da BR-101, sem depender exclusivamente da PRF para registrar infrações ou intervir em ocorrências. A cooperação prevê treinamento para a equipe municipal de trânsito e terá validade inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação.
O ACT permitirá que os agentes municipais realizem autuações, fiscalizações e atendimentos de forma direta, o que deve agilizar o tempo de resposta e contribuir para um trânsito mais seguro e organizado, tanto para motoristas quanto para pedestres.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°