O município de Itajaí foi oficialmente confirmado como uma das paradas da edição de 2027 e 2031 da The Ocean Race, a mais icônica e difícil regata de volta ao mundo. A escala está prevista para abril de 2027 e marca a quinta vez consecutiva que a cidade recebe o evento, consolidando-se como referência internacional no meio náutico e de vela oceânica. A iniciativa foi viabiliza por meio de uma parceria entre o governo municipal e o Governo do Estado de Santa Catarina.
Reconhecida pela calorosa recepção aos velejadores e equipes após semanas navegando pelo desafiador Oceano Antártico, Itajaí tornou-se uma parada estratégica no calendário da regata. Desde a primeira edição sediada, em 2011-2012, a cidade tem sido a única representante sul-americana da competição, repetindo a experiência nos anos de 2014-2015, 2017-2018 e 2022-2023. A edição de 2027 será a 11ª passagem da regata pelo Brasil.
Mais de um milhão de pessoas visitaram o evento nas últimas quatro edições. Portanto, Itajaí se consolidou como um destino de destaque para a The Ocean Race, atraindo equipes, velejadores, apoiadores e turistas de diversas partes do mundo. O evento impulsiona a indústria náutica, o turismo, hotelaria, setor de serviços, entre outros.
Além do sucesso de público, a cidade se destaca também pelo compromisso com a sustentabilidade. Durante a edição de 2023, em parceria com o premiado programa Racing for the Ocean, mais de 300 mil itens plásticos descartáveis foram eliminados do evento.
A edição de 2027 reforçará esse legado, com um Ocean Live Park sustentável, ações educativas voltadas à alfabetização oceânica e atividades com crianças e estudantes para promover a saúde dos oceanos.
Em abril de 2027, mais uma vez a regata terá os modernos barcos da classe IMOCA, que voam sobre as águas com tecnologia de ponta e velocidades impressionantes. Esses veleiros representam o que há de mais avançado em design, engenharia e inovação no esporte.
“Itajaí é sempre uma parada muito bem-vinda para a The Ocean Race e para nossos velejadores, especialmente por ocorrer logo após a perna mais longa em alto-mar”, destaca Richard Brisius, presidente da The Ocean Race. “A paixão do povo de Itajaí pela regata e a liderança local em eventos sustentáveis tornam essa parceria natural e duradoura”, enfatiza Brisius.
“A The Ocean Race em Itajaí está confirmada para 2027 e 2031. Essa é uma parceria entre esse grande evento e os governos de Itajaí e de Santa Catarina. A cidade recebeu, entra a última quarta-feira (11) e este domingo (15), a visita de Mirko Gröschner e Johan Salén, membros da The Ocean Race, a quem agradecemos pelo apoio. O planejamento começa agora para que esta seja a maior edição da The Ocean Race que Itajaí já realizou”, ressalta o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.
Apoio estadual
Neste domingo (15), durante as comemorações do aniversário de 165 anos de Itajaí, o governador de Santa Catarina em exercício, Francisco José de Oliveira Neto, esteve na cidade para assinatura da liberação de recursos para a 15ª edição da The Ocean Race.
O termo de fomento para a liberação foi de aproximadamente R$ 12,3 milhões. O recurso tem a finalidade de viabilizar o pagamento da taxa de sediamento referente à realização da maior regata de volta ao mundo.
A solenidade ocorreu no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira com a presença de deputados, autoridades locais, organizadores do evento, convidados e o público em geral.
“A regata traz investimentos, movimenta a economia e atrai milhares de turistas que têm a oportunidade de conhecer o nosso belo Estado. O evento mostra também a vocação que Santa Catarina tem no setor náutico. E já quero parabenizar a cidade de Itajaí pelo seu aniversário”, destacou Oliveira Neto.
“O planejamento começa agora para que esta seja a maior edição da The Ocean Race que Itajaí já realizou”, ressaltou o prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL).
A competição de vela é a maior da modalidade no planeta e a mais longa do calendário esportivo internacional. Na edição de 2023, o evento atraiu cerca de 380 mil visitantes, gerando um impacto econômico de mais de R$ 186 milhões apenas para a cidade de Itajaí.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°