Sexta, 18 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Itapema, SC

Social Conscientização

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa; conheça as ações de Itapema e do Estado em prol da terceira idade

Secretaria criada em Itapema na atual gestão destaca trabalho humanizado e convoca sociedade à proteção dos idosos.

16/06/2025 às 10h56 Atualizada em 16/06/2025 às 11h19
Por: Tiago Francisco Fonte: PMI/Secom-SC
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema

No último domingo (15), foi celbrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data que busca estimular o cuidado e a proteção da população idosa, tendo como objetivo chamar a atenção para os diferentes tipos de violência — física, psicológica, negligência, abandono e exploração financeira — que ainda atingem essa parcela da sociedade.

Em Itapema, esse enfrentamento ganhou força com a criação da Secretaria de Políticas à Pessoa Idosa, instituída nesta gestão como forma de reconhecimento da importância dos idosos no desenvolvimento da cidade. Desde sua implantação, a pasta vem atuando com foco na escuta ativa, no acolhimento e na formulação de políticas públicas específicas para a terceira idade.

“Temos uma Secretaria nova, que nasceu com o compromisso de estar perto das pessoas. Nosso trabalho é feito com muito cuidado, escutando, acolhendo e garantindo um espaço de convivência, inclusão e dignidade para quem já viveu tantas histórias. Proteger a pessoa idosa é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou a secretária da pasta, Gabi Nascimento.

Além das ações contínuas como oficinas, bailes, momentos de socialização e atendimentos psicossociais, a Secretaria mantém acompanhamento direto de casos mais delicados, com articulação entre os serviços de saúde, assistência social e demais órgãos de proteção.

Em nota, a Prefeitura de Itapema também reforçou o canal de denúncias anônimas: o Disque 100, voltado para violações de direitos humanos. A sede da Secretaria da Pessoa Idosa está localizada na Rua 316, nº 634, no bairro Meia Praia. O telefone e WhatsApp para contato é (47) 3267-1416.

“A violência contra a pessoa idosa deve ser combatida com informação, empatia e atitude. Cuidar de quem cuidou de nós é um dever coletivo!”, destacou a administração pública no comunicado.

Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema

Estado também destaca a importância de garantir uma velhice digna

Em alusão a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também alertou para a importância do Junho Violeta a fim de sensibilizar a sociedade sobre os direitos e o cuidado adequado com os idosos. Santa Catarina possui a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa que busca garantir atenção integral à saúde do idoso, com foco na promoção da autonomia e independência, bem como na prevenção de agravos e doenças. A iniciativa integra ações em diversos serviços, sendo a Atenção Primária à Saúde (APS) a porta de entrada preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).

Santa Catarina está passando por um acelerado processo de envelhecimento de pessoas com 60 anos ou mais, que deve alcançar 20% da população até 2034, segundo o IBGE. Por conta disso, em outubro de 2018 foi criada a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa para fortalecer a rede de proteção, promovendo o envelhecimento ativo, com hábitos saudáveis, além de desenvolver constantes capacitações aos profissionais para atender os pacientes idosos, garantindo os direitos dessa população.

Desde então, foram realizados constantes encontros presenciais e onlines para discutir e apresentar os avanços e desafios da implementação do programa nas regiões e municípios. “Realizamos webconferências para discutir a implementação das linhas de cuidado de condições crônicas e da pessoa idosa. Cursos de capacitação oferecidos em parceria com o Telessaúde UFSC, abordando temas de grande relevância ao envelhecimento saudável, organização do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde e uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa no momento em atualização pelo Ministério da Saúde”, explica Leonilda de Fátima Gonçalves, referência técnica na saúde da pessoa idosa, vinculada a Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS).

Rede de atendimento

O cuidado com o idoso está alinhado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) para garantir a continuidade e a integralidade do atendimento. A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada preferencial do sistema, responsável pela coordenação do cuidado ofertado. A Unidade Básica de Saúde é o local de acolhimento e as equipes responsáveis pela primeira abordagem e avaliação do idoso.

Quando necessário, por meio do sistema de regulação, o paciente é encaminhado para atendimento em outros pontos de atenção. Os serviços ambulatoriais e especializados – consultas, procedimentos ou exames – oferecem suporte diagnóstico e terapêutico. O atendimento hospitalar é voltado para situações de maior complexidade, como cirurgias, internação e UTI. Ainda há os serviços de urgência realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSC

Na Atenção Domiciliar, os cuidados são realizados no domicílio do paciente, tanto pelas equipes da APS, como pelas equipes multiprofissionais dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Nessa situação, o cuidado é mais humanizado, evitando as reinternações hospitalares, o risco de infecção, problemas respiratórios, imobilidade e lesão por pressão. Toda essa estrutura visa oferecer um cuidado resolutivo, humanizado e integrado, promovendo o envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar ao paciente idoso.

Avaliação e atendimento integral

Para avaliar a efetividade das ações, a Secretaria utiliza indicadores de saúde e sistemas de informação. Também realiza eventos periódicos com as regionais de saúde para discutir e aprimorar as estratégias.

Alinhadas com o Cuidado da Pessoa Idosa, o estado possui outras linhas para organizar e qualificar o atendimento de condições crônicas no SUS. Entre elas para Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica, Sobrepeso e Obesidade, além da Dor Crônica. Todas visam garantir atenção integral, contínua e humanizada aos pacientes.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.