Domingo, 20 de Julho de 2025
20°

Tempo nublado

Itapema, SC

Saúde Saúde Pública

Itapema reforça importância da estadualização do Hospital Ruth Cardoso durante coletiva em Balneário Camboriú

Município destaca importância da mudança, já que é o terceiro que mais utiliza a estrutura.

13/06/2025 às 11h58 Atualizada em 13/06/2025 às 12h08
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Fafá, Secretário de Saúde de Itapema. Foto - Divulgação
Fafá, Secretário de Saúde de Itapema. Foto - Divulgação

Itapema reforçou seu apoio à estadualização do Hospital Municipal Ruth Cardoso, localizado em Balneário Camboriú, durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira (12). O encontro reuniu representantes regionais da saúde para detalhar os próximos passos do processo de transição da gestão da unidade hospitalar para o Governo do Estado de Santa Catarina.

O secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari, conhecido como Fafá, representou a cidade no evento e destacou a importância da medida não só para Balneário Camboriú, mas para toda a região da Foz do Rio Itajaí. Segundo ele, a estadualização do Ruth Cardoso representa um avanço na justiça do financiamento da saúde regional, além de garantir mais investimentos e estrutura.

“Essa transição é essencial para garantir mais estrutura, mais investimentos e mais justiça no financiamento do sistema de saúde regional. O Ruth não atende só Balneário, atende toda a Foz do Rio Itajaí. E o Estado assumir essa responsabilidade é uma conquista de todos nós”, declarou Fafá.

A oficialização do processo ocorreu na noite anterior, quarta-feira (11), em Florianópolis, com a assinatura de um protocolo de intenções entre o governador Jorginho Mello e a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan. O acordo dá início à transição da gestão da unidade, considerada referência em toda a região.

Segundo dados do próprio hospital, Itapema é o terceiro município que mais utiliza os serviços do Ruth Cardoso. Apenas em 2024, mais de dois mil partos realizados na maternidade da unidade foram de mães residentes em Itapema, o que reforça a importância estratégica do hospital para a rede regional de saúde.

A previsão é de que a transferência da gestão plena do hospital para o Estado ocorra até setembro deste ano. Durante esse período, será criada uma superintendência temporária para coordenar a transição administrativa. A mudança ainda depende da aprovação de legislações específicas tanto no âmbito municipal quanto estadual.

Com o reforço de recursos estaduais e a reorganização da administração, a expectativa dos municípios da região é que a qualidade dos serviços oferecidos pelo Ruth Cardoso seja ampliada, beneficiando milhares de pacientes que dependem da unidade hospitalar.

 

Leia também

Estado vai assumir Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú

 

Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.