Terça, 17 de Junho de 2025
23°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Saúde Saúde Pública

Após reforma completa, restaurante interditado por falta de higiene é liberado para reabrir em Itapema

Estabelecimento havia sido fechado no início de maio por apresentar alimentos vencidos, sujeira e infestação de insetos.

10/06/2025 às 14h33
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema
Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema

A Vigilância Sanitária de Itapema autorizou nesta terça-feira (10) a reabertura de um restaurante localizado na Rua 220, no bairro Meia Praia. O local havia sido interditado no dia 06 maio, após a constatação de uma série de irregularidades que colocavam em risco a saúde dos consumidores, como armazenamento incorreto de alimentos, utensílios sujos, produtos vencidos, ausência de identificação dos manipuladores e ambiente desorganizado — sinais claros de falta de higiene.

Segundo a Vigilância Sanitária, após a interdição, os proprietários do restaurante realizaram uma reforma completa no espaço. As melhorias incluíram desde mudanças na estrutura física até a adoção de boas práticas de higiene exigidas pelos órgãos de fiscalização. Em nova vistoria, os fiscais constataram que todas as inconformidades foram sanadas e que o estabelecimento agora atende às normas sanitárias vigentes.

“A reabertura só foi autorizada após a verificação de que todas as inconformidades foram resolvidas. A reforma foi geral e o resultado ficou excelente. Parabenizamos os responsáveis pelo comprometimento com a saúde pública”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária, João Íris Romera.

O secretário de Saúde, Fabrício Lazzari, também comentou a importância do trabalho de fiscalização e da resposta rápida dos estabelecimentos. “Nossa prioridade é proteger a saúde da população. A interdição e a posterior liberação demonstram que estamos atentos e que, quando há colaboração dos estabelecimentos, o retorno à normalidade acontece com segurança e responsabilidade”, destacou.

Em nota oficial, a Prefeitura de Itapema reforçou que a participação da comunidade é essencial para garantir a segurança sanitária. Denúncias sobre irregularidades em comércios de alimentos podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária ou pela Ouvidoria Municipal.

O caso do restaurante interditado na Rua 220 foi apenas um dos três registrados em um intervalo de apenas 10 dias no mês de maio, em Itapema. No início do mês, uma fábrica clandestina de pão e gelo foi fechada na Rua 406, no bairro Sertão do Trombudo. Dois dias depois, o restaurante objeto desta matéria foi interditado e, menos de uma semana depois, uma padaria — também na Meia Praia — teve as atividades suspensas após fiscalização.

A Prefeitura reforçou ainda que a Vigilância segue intensificando as fiscalizações em estabelecimentos alimentícios da cidade, com foco na prevenção de riscos à saúde da população.

Foto - Divulgação/Prefeitura de Itapema

 

 

Veja também

Diretor da Vigilância Sanitária de Itapema comenta últimas ações do órgão no município; confira!

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.