Terça, 17 de Junho de 2025
23°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Geral Chamada 193

Granizo causa estragos em quatro casas de São João Batista na madrugada deste domingo

Prefeito e Corpo de Bombeiros atuam rapidamente para minimizar os danos provocados pela forte chuva com granizo em Macaco Branco.

09/06/2025 às 09h02 Atualizada em 09/06/2025 às 09h14
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Divulgação/Bombeiros
Foto - Divulgação/Bombeiros

Na madrugada deste domingo (08), uma intensa chuva com granizo atingiu a localidade de Macaco Branco, em São João Batista, na Grande Florianópolis, causando danos em quatro residências. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 3h43 para atender a ocorrência e, com apoio do prefeito Juliano Peixer, atuaram rapidamente para proteger os moradores e minimizar os prejuízos.

As casas afetadas, todas com telhados de eternit, sofreram perfurações severas, infiltrações e alagamento dos pertences. No total, foram danificados aproximadamente 350 metros quadrados de cobertura, que foram temporariamente reparados com lonas em duas camadas para evitar novos estragos.

As residências atingidas abrigam famílias em situação delicada:

  • A primeira casa, de cerca de 100 m², é lar de três pessoas, incluindo um jovem autista, uma idosa e uma criança;

  • A segunda, com 80 m², recebe um casal, um idoso e uma criança;

  • A terceira, de 70 m², é habitada por um casal e uma idosa;

  • A quarta, uma edificação de três andares onde mora apenas um homem, não pôde ser coberta devido à falta de material e à dificuldade de acesso causada pela altura.

Durante a ação, o prefeito Juliano Peixer esteve no local, acompanhando o trabalho das equipes e dando suporte às famílias afetadas. As vítimas foram orientadas a manter contato com a Defesa Civil Municipal para acompanhamento e receber instruções sobre medidas de segurança nas próximas horas.

Granizo afeta outras regiões em SC

No Vale do Itajaí, os moradores registraram chuva de granizo em ao menos quatro cidades durante a madrugada deste domingo (8): Presidente Getúlio, Benedito Novo, José Boiteux e Ibirama. Nesta última, os vídeos mostram o tamanho das pedras que caíram em várias regiões da cidade.

No Oeste de Santa Catarina, onde sete cidades já tinham decretado situação de emergência na última semana por causa da chuva de granizo, mais prejuízos foram registrados. Os imóveis que ainda estavam cobertos provisoriamente, o vento levou as lonas e outras casas acabaram sendo danificadas.

O prefeito de São João Batista, em colaboração com uma rádio local, visitou algumas famílias afetadas e relatou as ações pós susto:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Super 99,9 FM (@radiosuperfm99.9)

CONFIRA MASI FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.