Na manhã deste domingo (08), um acidente de trânsito em Itapema terminou com um motorista detido por embriaguez, posse de drogas e tentativa de fuga. O caso aconteceu entre as ruas 414 e 416, no bairro Morretes, e envolveu apenas danos materiais. Segundo a Polícia Militar, o homem tentou escapar após colidir em outro veículo, mas acabou sendo localizado em seguida e preso em flagrante.
A guarnição foi acionada pela Central Regional de Emergência após denúncias de um motorista visivelmente embriagado que havia fugido do local de um acidente de trânsito. Ao chegarem na Rua 416, próxima a Havan, os policiais encontraram o condutor do veículo atingido, um cidadão que relatou ter sido surpreendido por um Peugeot 207, que bateu em seu Citroën C4 Pallas na esquina da Rua 414 com a Marginal da BR-101.
Conforme o relato, após a batida, ambos os motoristas pararam para conversar, mas logo ficou evidente que o condutor do Peugeot — um homem desorientado — estava sob efeito de álcool. Quando percebeu que a polícia havia sido acionada, o mesmo fugiu do local.
Enquanto os policiais ainda conversavam com a vítima, o veículo suspeito foi visto transitando novamente pela Rua 416. A guarnição realizou o acompanhamento e abordou o automóvel. Durante a abordagem, o condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez: olhos avermelhados, fala desconexa, vestes desordenadas, forte odor etílico e comportamento alterado.
Na revista pessoal, os agentes encontraram aproximadamente 13 gramas de maconha com o suspeito, que confessou ter comprado a droga para uso próprio. Ainda durante o procedimento, o homem passou a se comportar de forma agressiva, oferecendo risco à própria integridade e à dos policiais. Por esse motivo, foi necessário o uso de algemas.
A equipe então solicitou o apoio de um sargento externo, que compareceu ao local com um etilômetro. O motorista, no entanto, recusou-se a realizar o teste. Diante dos indícios e da negativa ao teste, os policiais lavraram o Auto de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora e deram voz de prisão ao condutor por dirigir sob efeito de álcool ou drogas, abandonar o local do acidente e portar substância entorpecente para uso pessoal.
Com ele, também foi encontrada a quantia de R$ 500,00, além de sua carteira, itens que foram entregues à Delegacia de Polícia Civil de Itapema.
Na delegacia, o homem ainda tentou entortar a algema com força, aparentemente com a intenção de se machucar. A equipe teve que intervir novamente, trocando o braço da algema para garantir sua segurança e a continuidade do atendimento.
Leia também
Grave colisão no Centro de Porto Belo deixa jovem inconsciente e motorista ferida
Motorista embriagado tenta fugir após batida, mas é detido em Itapema
Motorista embriagado capota carro após bater em muro de residência em Itapema
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°