Na manhã desta quarta-feira (4), uma denúncia de corte irregular de árvores em uma área de preservação ambiental (APP) mobilizou a Polícia Militar de Porto Belo. A situação aconteceu na Avenida José Neoli Cruz, em frente ao Condomínio Águas de Porto Belo, e chamou atenção de moradores ainda durante a madrugada.
Por volta das 9h30, uma guarnição da PM foi acionada pela Central de Operações após um morador relatar que estaria ouvindo ruídos de motosserra e corte de árvores desde a madrugada em uma área de APP nas proximidades de sua residência.
A equipe policial foi até o local indicado e, após breve busca a pé pela área de vegetação, localizou um homem que realizava o corte de árvores. Questionado, ele afirmou que estaria cortando apenas eucaliptos, espécie que, segundo ele, foi classificada como invasora pelos órgãos ambientais. De acordo com o trabalhador, não seria necessária autorização para o corte dessas árvores. Ele também relatou que já teria buscado orientação com os órgãos competentes antes de iniciar o serviço.
Apesar da justificativa apresentada, a Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e repassou o caso para o cabo da Polícia Militar Ambiental (PMA) e para um servidor da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMAP), para que seja feita a averiguação completa da situação.
A área onde os cortes foram realizados está dentro de uma zona classificada como de preservação permanente, o que exige maior rigor no manejo da vegetação. O corte, ainda que de árvores exóticas como o eucalipto, pode estar sujeito à fiscalização ambiental, dependendo do tipo de intervenção e do impacto causado.
A PM reforça que qualquer suspeita de atividade irregular em áreas protegidas deve ser comunicada imediatamente aos órgãos de fiscalização. Denúncias podem ser feitas de forma anônima.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°