Terça, 17 de Junho de 2025
21°

Tempo limpo

Itapema, SC

Geral Planejamento Urbano

Itapema dá início ao projeto de verticalização do cemitério municipal

Obras incluem gavetas ecológicas, nova capela mortuária, ossário e jardinagem para atendimento digno às famílias.

04/06/2025 às 11h35 Atualizada em 04/06/2025 às 12h13
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Cemitério vertical de Maringá/PR. Foto - Reprodução
Cemitério vertical de Maringá/PR. Foto - Reprodução

A Prefeitura de Itapema deu início nesta semana à ampliação do Cemitério Municipal, localizado na Rua 812, nº 151, no bairro Alto São Bento. A obra inclui o nivelamento do terreno e marca o início da construção do primeiro cemitério vertical da cidade, com um sistema moderno de gavetas funerárias. A medida busca solucionar a crescente demanda por vagas de sepultamento e promover a sustentabilidade do espaço.

O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Xepa, ao lado do secretário de Administração, Raphael Voltolini, e do secretário de Obras, Jean do Dimar. Na ocasião, o prefeito também confirmou que o projeto prevê a construção de uma nova capela mortuária no local. “É um planejamento para as próximas duas décadas. Uma tecnologia de ponta que vai solucionar de forma definitiva o problema de falta de vagas no cemitério, pois esta é uma das demandas da população”, declarou Xepa.

A estrutura contará com 600 gavetas equipadas com tecnologia que acelera o processo de decomposição, permitindo que os restos mortais sejam transferidos para um ossário após três anos. Uma área exclusiva para o ossário também será construída, com espaço de jardim destinado à visitação dos familiares. Essa nova abordagem visa não apenas o uso sustentável do espaço, mas também evitar a contaminação do solo — um dos desafios dos sepultamentos tradicionais.

Para viabilizar o projeto, a administração municipal está em fase de licitação para construção da base de fundação do cemitério vertical. Além disso, quatro terrenos localizados atrás do atual cemitério serão desapropriados para garantir a expansão da área. Estima-se que cerca de 150 pessoas morram por ano em Itapema, o que aumenta a urgência de ações estruturais como essa.

Outra etapa prevista é a contratação de uma empresa especializada para catalogar todos os túmulos já existentes. O objetivo é organizar os registros dos sepultados, facilitando o acesso às informações tanto para os familiares quanto para a gestão pública.

O prefeito ainda reforçou que será criado um espaço adequado e confortável para as famílias que forem realizar sepultamentos no local. “A iniciativa reforça o compromisso com a dignidade, organização e sustentabilidade no cuidado com os entes queridos”, afirmou.

Para efeito de curiosidade, o Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos (SP), é considerado atualmente o cemitério vertical mais alto do mundo — um modelo que tem servido de inspiração para diversas cidades brasileiras que buscam alternativas viáveis e sustentáveis para a destinação final de seus cidadãos.

A adoção do modelo de cemitério vertical tem se mostrado uma solução eficaz em áreas urbanas com espaço limitado. Além de otimizar o uso do terreno, esse sistema oferece vantagens ambientais ao incorporar tecnologias que tratam os gases e líquidos resultantes da decomposição, evitando a contaminação do solo e lençóis freáticos. 

Atualmente, o Cemitério Municipal de Itapema está praticamente com lotação máxima. Foto - Reprodução/Internet

 

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.