Em meio à queda nos estoques de sangue registrada pelo HEMOSC, o Governo de Porto Belo lançou uma ação de incentivo à doação: será oferecido transporte gratuito para moradores que desejam colaborar com o banco de sangue em Florianópolis. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social do município e será realizada na próxima terça-feira, dia 10 de junho.
O transporte dos 30 doadores sairá em dois horários distintos — às 7h e às 13h — com ponto de partida em frente à Prefeitura de Porto Belo. Para facilitar o acesso dos doadores, o veículo também fará paradas no ponto de ônibus em frente à agência do Sicredi, no bairro Vila Nova, e no posto de gasolina Tio Ugo, próximo à rótula do Balneário Perequê.
Com a chegada do mês de junho, os bancos de sangue historicamente enfrentam queda nas doações. Neste ano, a situação é especialmente delicada. De acordo com o HEMOSC, os estoques do tipo O positivo já estão em nível crítico, enquanto os tipos A (positivo e negativo), AB negativo e O negativo também apresentam índices reduzidos.
A doação de sangue é fundamental para salvar vidas e essencial para manter atendimentos de emergência, cirurgias, partos e tratamentos de doenças crônicas, como o câncer. Segundo a Secretaria de Assistência Social, essa é uma oportunidade de os moradores de Porto Belo contribuírem com um gesto de solidariedade que pode fazer toda a diferença.
Os interessados em participar da ação devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (47) 3369-6025, comparecer pessoalmente na sede, localizada na Rua João Vandelino Guerreiro, nº 590, ou preencher o formulário disponibilizado abaixo.
“Doar sangue é um ato de amor e empatia com o próximo. A Prefeitura está comprometida em facilitar esse gesto de cidadania”, destaca a equipe da Assistência Social.
Preencha o formulário para se cadastrar:
O HEMOSC é o Hemocentro de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e medula óssea, tem a atribuição de garantir a qualidade e controle da coleta, qualificação do doador, produção e controle de qualidade de hemocomponentes, estocagem e distribuição desses para os serviços públicos e privados, fazendo a gestão estadual do estoque de sangue.
É responsável por desenvolver no estado os programas de coagulopatias e hemoglobinopatias do Ministério da Saúde sendo referência para pacientes com doenças hematológicas fazendo transfusões, sangrias, aplicação de medicamentos, fornecimento de hemoderivados, além de outros procedimentos realizados ambulatorialmente por equipe multiprofissional.
Possui laboratórios altamente especializados que executam diversos exames, em alguns casos, sendo os únicos a executá-los pelo Sistema Único de Saúde em Santa Catarina, dando suporte aos transplantes e viabilizando a realização de terapia celular. Promove diversas capacitações e incentiva o conhecimento científico e tecnológico das suas áreas de atuação. Tem compromisso com a qualidade em todos os seus processos, com o objetivo de oferecer segurança para todos os seus usuários e partes interessadas.
O HEMOSC é responsável por 99% da cobertura estadual em hemoterapia. A Hemorrede é composta por sete hemocentros localizados nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville e Lages, duas unidades de coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul, além de oito agências transfusionais localizadas nos Hospitais Regional de São José, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Infantil Joana de Gusmão, Regional do Oeste, Hans Dieter Schmidt, Maternidade Tereza Ramos e Waldomiro Colautti, situadas nas cidades de São José, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Lages e Ibirama.
O HEMOSC é um órgão público da Secretária Estadual de Saúde gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON - FAHECE, por meio de contrato de gestão.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°