O desaparecimento de Mateus Lucas Souza Silva Trindade, de 29 anos, mobilizou familiares, amigos e autoridades desde o último fim de semana. Morador de Camboriú e funcionário da cooperativa Sicredi em Itapema, Mateus foi dado como desaparecido após uma série de movimentações, gerando apreensão e especulações. A angústia, no entanto, teve um desfecho positivo nesta terça-feira (27), quando ele foi localizado com vida no interior do Rio Grande do Sul.
Mateus saiu de Camboriú no sábado (24) com destino à cidade de Timbó, onde costuma visitar a filha, Eloah. Segundo relatos da família, ele chegou por volta das 9h da manhã e permaneceu até cerca de 16h30, quando se despediu alegando que iria trabalhar como motorista de aplicativo, atividade que exerce como renda extra.
Mais tarde, por volta das 23h30 do mesmo sábado, ele foi visto no posto Modesto, em Itapema, onde conversou com um amigo e mencionou que seguiria para Florianópolis, onde passaria a noite na casa de colegas. Após essa conversa, ele não foi mais visto.
Na noite de segunda-feira (26), a mãe de Mateus registrou um boletim de ocorrência em Timbó. A partir disso, a família começou a monitorar os dados bancários e movimentações financeiras de Mateus. Para alívio dos parentes, os registros mostraram atividade — porém, aumentavam as dúvidas se ele ainda estava com o celular e os cartões.
As movimentações apontaram que o carro de Mateus passou por diversas cidades em direção ao Sul. Na madrugada de sábado para domingo (25), ele abasteceu em dois postos: Cabeçudas, em Laguna, e Petrosimon, em Maracajá. Depois, passou pelo pedágio de Três Cachoeiras, já no Rio Grande do Sul.
Na manhã de domingo, às 7h09, ele foi visto no Posto Sander, em Farroupilha (RS). Pouco mais de uma hora depois, às 8h17, cruzou a Balsa de São Valentim, próximo a Santa Bárbara, que liga a várias regiões do estado. A pessoa que recebeu o PIX referente à balsa informou que Mateus estava sozinho, sóbrio e parecia estar bem.
Às 9h13, ele ainda realizou uma compra em um estabelecimento comercial em Vespasiano Corrêa, próximo ao famoso Viaduto 13, uma das maiores estruturas ferroviárias do Brasil — ponto que se tornou referência nas buscas. Após esse registro, não houve mais sinal de contato ou movimentação conhecida.
Aparecimento
A reviravolta aconteceu na tarde desta terça-feira (27), quando Mateus foi encontrado com vida, após quase dois dias sem contato. O carro em que ele estava havia despencado em uma ribanceira coberta por mata densa, nas proximidades do Viaduto 13, no interior do Rio Grande do Sul.
Por volta das 14h, a família foi informada oficialmente do resgate. De acordo com os primeiros relatos, ele foi encontrado consciente, fora de risco de morte, e foi retirado dos escombros com auxílio de equipes de resgate. As buscas envolveram moradores da região, além de agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
“Este é um momento de gratidão. Agradecemos a todos que compartilharam, ajudaram nas buscas e rezaram por ele”, declarou um familiar em publicação nas redes sociais.
Mais detalhes sobre o estado de saúde de Mateus e as circunstâncias do acidente deverão ser esclarecidos nas próximas horas, mas o alívio já tomou o lugar da angústia. Após dias de incerteza, o desfecho foi de esperança e reencontro.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 13° Máx. 21°