Terça, 17 de Junho de 2025
21°

Tempo limpo

Itapema, SC

Policial Crime Ambiental

Cão é resgatado em situação de maus-tratos no Canto da Praia, em Itapema

Animal estava anêmico, coberto de carrapatos, preso por corrente curta e com comida estragada.

19/05/2025 às 16h28
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Reprodução/GOR
Foto - Reprodução/GOR

Um caso de maus-tratos a animal mobilizou autoridades na noite da última sexta-feira (16), no bairro Canto da Praia, em Itapema. Um cão foi encontrado em condições extremamente precárias após uma denúncia anônima com imagens que mostravam o estado crítico em que o animal se encontrava. A operação envolveu o Grupo de Operações e Resgate (GOR) e a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), com apoio da Polícia Militar.

Segundo as equipes de fiscalização, o cachorro estava com sinais evidentes de negligência: apresentava anemia, estava coberto por carrapatos e vivia preso a uma corrente curta, em um ambiente sujo, sem higiene, com acesso apenas a comida apodrecida. O tutor do animal não estava no local no momento da fiscalização, mas foi identificado pelas autoridades e responderá criminalmente pelo crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei Federal 9.605/98.

Diante da gravidade do caso, a Polícia Militar foi acionada para prestar apoio à operação e garantir a segurança no local. O cão foi imediatamente resgatado pelo GOR e encaminhado para atendimento veterinário especializado. A situação do animal, segundo as equipes envolvidas, era de total abandono e sofrimento.

A Prefeitura de Itapema, por meio dos órgãos responsáveis, reforça que maus-tratos contra animais são crimes e devem ser denunciados. O apoio de todos é fundamental para o combate a esse tipo de prática, que infelizmente ainda ocorre.

Vídeo - Divulgação/GOR

Como denunciar

Em Itapema, a população pode denunciar casos de maus-tratos a animais pelos seguintes canais:

  • Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA): (47) 9 8817-9617 (telefone e WhatsApp);

  • Guarda Municipal: número 153, para situações emergenciais;

  • Grupo de Operações e Resgate (GOR): (47) 9 9651-9961 (telefone e WhatsApp).

“É importante que a população continue denunciando sempre que presenciar situações de maus-tratos. Só assim conseguimos agir rapidamente e garantir que os animais sejam protegidos e tenham seus direitos respeitados”, reforça a equipe de resgate.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.