Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma casa de madeira na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 9h41, no bairro Mariscal, em Bombinhas. A rápida ação do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para uma residência vizinha de alvenaria, que ainda assim sofreu danos por conta do calor e da fumaça. Não houve vítimas.
O caso aconteceu na Rua Pedra Opala, onde duas guarnições do Corpo de Bombeiros — ABTR-193 e ASU-473 — foram acionadas para conter as chamas. Quando os socorristas chegaram ao local, a casa de madeira já estava completamente tomada pelo fogo, em estágio avançado de queima.
Populares que presenciaram o início do incêndio tentaram conter as chamas antes da chegada das equipes, que então adotaram uma estratégia de combate defensivo, concentrando esforços no resfriamento da estrutura ao lado, feita de alvenaria. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 2 mil litros de água para o controle da situação.
Apesar da pronta resposta, o imóvel vizinho também foi afetado. O banheiro da casa teve o teto de gesso destruído devido à intensa propagação de calor, além da fumaça que se espalhou por todo o interior da residência.
O morador da casa atingida pelo fogo não estava no local no momento da ocorrência, pois estava trabalhando. Segundo ele, o imóvel estava sem fornecimento de energia elétrica há dois dias, o que levantou suspeitas de possível ligação clandestinada por parte do vizinho (onde as chamas começaram). A possibilidade de que isso possa ter alguma ligação com as causas do incêndio será analisada posteriormente.
Após a extinção das chamas, o local foi isolado. Os bombeiros coletaram os depoimentos necessários e orientaram os moradores quanto aos procedimentos para a realização da perícia técnica.
"Gato"
A ligação de energia elétrica clandestina é popularmente conhecida como "gato". Esse tipo de conexão ilegal é extremamente perigoso, pois geralmente é feito sem os devidos cuidados técnicos, aumentando o risco de curtos-circuitos e incêndios. Além do risco à vida, o ato é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, como furto de energia, com pena que pode variar de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Além disso, quem for flagrado realizando esse tipo de ligação pode responder civil e criminalmente, inclusive por danos causados a terceiros, como no caso do imóvel vizinho que foi atingido pelas chamas, se confirmada a prática.
CONFIRA MAIS FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°