Uma ocorrência de incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 7h, em uma galeria de salas comerciais localizada no edifício Camboriú Center, na Rua 951, no Centro de Balneário Camboriú. Quatro viaturas foram acionadas e, ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com o interior da galeria tomado por uma densa fumaça. Durante a operação, uma funcionária de uma clínica odontológica precisou ser resgatada, e o interior de um restaurante foi severamente danificado pelas chamas e calor.
De acordo com os bombeiros, a mulher, de 41 anos, estava no interior da clínica Dental Nova América e não conseguia sair sozinha devido à grande quantidade de fumaça que havia se espalhado pelo prédio. As equipes realizaram uma varredura e a localizaram dentro da clínica, conduzindo-a com segurança até a área externa. Após o resgate, ela foi atendida pela guarnição da viatura ASU-567.
Enquanto a vítima recebia cuidados, outras equipes iniciaram a busca pela origem do incêndio. Como o local apresentava comprometimento do plano neutro (camada de gases quentes acumulados no teto) e a estrutura contava com várias salas comerciais, foi necessário o uso de uma câmera térmica para identificar pontos com temperatura elevada.
Com o auxílio do síndico, os bombeiros conseguiram acesso ao restaurante Bom Preço, onde encontraram sinais claros de que o fogo havia iniciado. O circuito elétrico dos ventiladores estava derretido, havia abrasamento em uma bancada onde funcionava uma fritadeira elétrica e o local continha grande acúmulo de gordura, o que agravou a situação. Toda a estrutura interna do restaurante estava comprometida.
Apesar do risco elevado, os bombeiros constataram que o fogo não se alastrou completamente devido à baixa concentração de oxigênio no ambiente, o que impediu o desenvolvimento pleno do incêndio.
Para dispersar a fumaça, foram utilizados ventiladores em série – um elétrico posicionado no interior da galeria e outro a combustão na entrada do prédio. Essa técnica permitiu a retirada dos gases tóxicos gerados pela queima incompleta do material no interior da estrutura.
Após o controle da situação, os bombeiros coletaram informações no local, isolaram a área afetada e orientaram para que não houvesse acesso à galeria durante o restante da manhã. A medida visa garantir a segurança, já que ainda havia pequena concentração de gases no ar e o local deverá passar por perícia técnica.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°