Itapema deu um importante passo na ampliação da qualidade do ensino público ao iniciar, nesta semana, o atendimento da primeira Escola de Tempo Integral da Rede Municipal. Localizada no Bairro Ilhota, a nova unidade vai beneficiar mais de 150 alunos do 1º ao 5º ano com uma jornada escolar estendida e proposta pedagógica diferenciada.
Com a inauguração da unidade, o município implementa um novo modelo educacional que busca não apenas cumprir a carga horária básica, mas também investir em formação integral por meio de atividades complementares e projetos interdisciplinares. A grade contempla, além das disciplinas tradicionais, conteúdos voltados às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
As vagas foram destinadas a alunos já matriculados nas escolas da rede municipal localizadas nos bairros Ilhota, Alto São Bento e Morretes. O critério de seleção levou em conta a região de abrangência e também aspectos como vulnerabilidade social, entre outros fatores.
Segundo o Secretário de Educação de Itapema, Valdir Nesi Filho, a implantação da nova escola está alinhada com as metas do Plano Nacional de Educação. “Com a implantação da Escola de Tempo Integral, Itapema se alinha às diretrizes do Plano Nacional de Educação, que prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, e dá um passo firme na construção de uma educação pública mais equitativa e de qualidade”, explicou.
O Prefeito Alexandre Xepa também visitou as instalações da unidade e destacou o impacto da novidade. “A Escola de Tempo Integral é um sonho antigo que hoje se torna realidade. Estamos investindo na educação com visão de futuro, garantindo mais oportunidades de aprendizado, mais segurança para as famílias e um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante para nossas crianças. Este é um marco que vai transformar a vida dos nossos alunos e o cenário educacional de Itapema”, afirmou.
Segundo a administração pública, a escola representa não apenas um avanço na política educacional do município, mas também "uma resposta concreta às demandas de famílias que buscam mais tempo de permanência dos filhos na escola, com segurança, cuidado e estímulo ao desenvolvimento integral".
Mas o que é?
Uma escola de tempo integral é uma modalidade de ensino em que os estudantes permanecem na unidade escolar por um período maior do que o tradicional — geralmente entre sete e nove horas por dia. Nesse formato, além das disciplinas da base curricular obrigatória, os alunos participam de atividades complementares que envolvem cultura, esporte, tecnologia, cidadania, meio ambiente e outras áreas do conhecimento. O objetivo é oferecer uma formação mais completa, promovendo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, ao mesmo tempo em que contribui para a redução das desigualdades e proporciona um ambiente escolar mais acolhedor e seguro.
Ver esta publicação no Instagram
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 11° Máx. 21°