Itajaí registrou nesta terça-feira (13) o segundo óbito por dengue de 2025, confirmando o impacto da doença na cidade. A vítima, um homem de 67 anos que residia no bairro São Judas e apresentava comorbidades, faleceu no dia 3 de maio no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A confirmação do óbito foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), com acompanhamento da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
A cidade já contabiliza 1.474 casos confirmados de dengue, com quase 10 mil notificações, além de 1.633 casos prováveis da doença. Os bairros mais afetados incluem Dom Bosco, São Vicente, Cordeiros/Murta e Cidade Nova. A Secretaria de Saúde intensificou ações de controle e prevenção na região do falecimento, reforçando medidas para combater a proliferação do mosquito transmissor.
Os sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo e dor muscular intensa. A população é orientada a procurar atendimento médico ao sentir esses sinais, com opções de atendimento na Central de Atendimento à Dengue ou nas UPAs dos bairros São Vicente e Cordeiros.
Além disso, as autoridades reforçam a importância da prevenção. Medidas simples como o uso de repelentes, a limpeza de recipientes que acumulam água, o descarte correto do lixo e a cobertura de piscinas são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito. O município já havia registrado o primeiro óbito de dengue em 2025 no dia 4 de abril.
O segundo óbito ocorre às vésperas da populção começar a ser vacinada, pois, a cidade de Itajaí foi contemplada com 3.440 doses da vacina contra a dengue pelo Governo do Estado de Santa Catarina. No entanto, a campanha de vacinação ainda não tem data prevista para iniciar no município.
A secretaria de saúde continua monitorando a situação e reforçam a necessidade da colaboração da comunidade para prevenir novos casos e óbitos relacionados à dengue.
Para acompanhar a situação da dengue no município, clique aqui.
Leia também
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 17° Máx. 25°