Na manhã desta terça-feira (13), servidores da Secretaria de Segurança Pública de Itapema participaram de uma ação solidária em apoio à campanha Maio Amarelo. O grupo se deslocou até o HEMOSC, em Florianópolis, para realizar doação de sangue, reforçando o compromisso da gestão com a valorização da vida.
A comitiva foi formada pelos Guardas Municipais Richard, Rodrigues e Félix, o Diretor de Trânsito Edemilson Begnini, a Assessora Especial, Jaqueline Linhares, e a Assessora de Processos Administrativos, Giovana Shultz.
A ação reforça o espírito do Maio Amarelo, que neste ano tem como foco a mobilização por um trânsito mais seguro e humano. A escolha pela doação de sangue simboliza, de forma concreta, a valorização da vida — dentro e fora das ações de fiscalização e educação no trânsito.
“Além de estarem nas ruas todos os dias garantindo segurança, nossos servidores também se colocam como exemplo de cidadania e empatia. Doar sangue é um ato de amor e reforça a essência do Maio Amarelo: cuidar da vida”, destacou o secretário de Segurança Pública, Juarez Ferreira.
Ao longo do mês, uma série de ações educativas e simbólicas estão programadas, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro.
Sobre o Hemosc
O HEMOSC é o Hemocentro de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e medula óssea, tem a atribuição de garantir a qualidade e controle da coleta, qualificação do doador, produção e controle de qualidade de hemocomponentes, estocagem e distribuição desses para os serviços públicos e privados, fazendo a gestão estadual do estoque de sangue.
É responsável por desenvolver no estado os programas de coagulopatias e hemoglobinopatias do Ministério da Saúde sendo referência para pacientes com doenças hematológicas fazendo transfusões, sangrias, aplicação de medicamentos, fornecimento de hemoderivados, além de outros procedimentos realizados ambulatorialmente por equipe multiprofissional.
Possui laboratórios altamente especializados que executam diversos exames, em alguns casos, sendo os únicos a executá-los pelo Sistema Único de Saúde em Santa Catarina, dando suporte aos transplantes e viabilizando a realização de terapia celular. Promove diversas capacitações e incentiva o conhecimento científico e tecnológico das suas áreas de atuação. Tem compromisso com a qualidade em todos os seus processos, com o objetivo de oferecer segurança para todos os seus usuários e partes interessadas.
O HEMOSC é responsável por 99% da cobertura estadual em hemoterapia. A Hemorrede é composta por sete hemocentros localizados nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville e Lages, duas unidades de coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul, além de oito agências transfusionais localizadas nos Hospitais Regional de São José, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Infantil Joana de Gusmão, Regional do Oeste, Hans Dieter Schmidt, Maternidade Tereza Ramos e Waldomiro Colautti, situadas nas cidades de São José, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Lages e Ibirama.
O HEMOSC é um órgão público da Secretária Estadual de Saúde gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON - FAHECE, por meio de contrato de gestão.
Ver esta publicação no Instagram
Leia também
Caminhada “Itapema Faz Bonito” acontece neste domingo na orla da Meia Praia
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 11° Máx. 21°