Terça, 20 de Maio de 2025
20°

Tempo nublado

Itapema, SC

Política Na Tribuna

Secretária de Turismo de Itapema pede apoio da Câmara e detalha avanços e desafios da pasta

Pati convidou os parlamentares a usarem sua influência para promover o setor.

07/05/2025 às 07h00 Atualizada em 08/05/2025 às 12h27
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Secretária de Turismo de Itapema pede apoio da Câmara e detalha avanços e desafios da pasta

A secretária de Turismo de Itapema, Pati Marin, foi à tribuna da Câmara de Vereadores durante a 13ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta terça feira (06), para apresentar as ações da pasta desde o início do governo Xepa. Ela relatou conquistas, economias, desafios e projetos futuros, ao mesmo tempo em que pediu o apoio do Legislativo para fortalecer o turismo da cidade, que, segundo ela, tem praticamente o mesmo peso da construção civil na economia local.

Pati Marin teve 10 minutos para falar, tempo que considerou curto diante da quantidade de ações realizadas em apenas quatro meses. Ela começou lembrando que assumiu a secretaria, simbólicamente, ainda na transição do governo, momento em que também ajudou a organizar a pasta da Cultura. Desde então, enfrentou desafios como a ausência de contratos vigentes — as chamadas atas de registro de preços —, que inviabilizavam a realização de eventos e contratações básicas, como por exemplo, para a estrutura do programa de verão.

A secretária detalhou que as atas da gestão anterior estavam vencidas ou prestes a vencer. Uma das principais queixas da população relacionadas ao turismo, foi justamente a ausência de eventos expressivos no verão, e especialmente, o Carnaval de grande porte, algo realizado com êxito e notoriedade por cidades vizinhas como Porto Belo, Bombinhas e claro, Balneário Camboriú. Mas Pati, justificou.

Ainda em janeiro, ela relatou que foi necessário "correr" para regularizar os contratos emergenciais, como os de banheiros químicos e contêineres na orla. A secretária destacou que conseguiu renegociar valores e economizar R$ 1 milhão apenas na homologação de um edital já existente. Um exemplo foi o valor de um som para show nacional: antes avaliado em impressionantes R$ 80 mil, caiu bruscamente para R$ 13,9 mil após nova licitação realizada no dia 18 de abril. “Alcanlçamos valores compatíveis com a iniciativa privada, algo raro no serviço público”, enfatizou.

Ela ressaltou que, por sua vasta experiência no setor privado de eventos, percebeu rapidamente que os valores estavam muito acima do mercado e optou por suspender todas as atas herdadas da gestão anterior. Em seguida, dedicou-se a construir novos orçamentos, abrindo ampla concorrência e priorizando o uso responsável dos recursos públicos.

Outro ponto levantado foi a "defasagem" no planejamento turístico da cidade. Segundo Pati, o Plano Municipal de Turismo vigente é de 2015, e por isso, já está em elaboração uma nova versão, que deve ser apresentada à Câmara até o fim do ano, com apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Nicko Silva. “É como a Masterplan do turismo”, comparou Pati a importância do Plano Municipal de Turismo.

Ela também denunciou a ausência de projetos ativos junto ao Ministério do Turismo, o que limita o acesso a recursos federais. E, em relação ao calendário turístico, criticou a antiga prática de celebrar o aniversário de Itapema em apenas um dia, "com alto custo e sem impacto real na economia local". A solução, segundo ela, foi ampliar a comemoração para 30 dias, unindo Páscoa, e agregando ainda cultura e esporte, gerando à partir deste planejamento, movimento nos hotéis e restaurantes da cidade, ou seja, girando a economia.

Pati citou como exemplo de gestão eficiente um show promovido por chamamento público — uma modalidade que exige edital, comissão e mais burocracia, mas gera economia e transparência. “Quando se busca a iniciativa privada com responsabilidade e seriedade, ela vem”, disse.

Sobre os gastos com a decoração de Páscoa, como o ovo gigante, a secretária foi direta: “Cabe a mim aplicar os recursos do turismo para o turismo. Não posso usar essa verba para comprar remédio [por exemplo], mas estou aqui para trabalhar pela pasta”, rebateu. Ela lembrou que o evento de Páscoa foi destaque na imprensa e motivo de orgulho para a equipe e o município.

Ao falar de futuro, Pati prometeu que a cidade ganhará um calendário turístico estruturado, com eventos como a Marcha para Jesus, o Arraiá Solidário e o Natal, que será iniciado já na primeira quinzena de novembro. Já para o próximo verão, está previsto o programa "Estação Verão", com ações todos os sábados até o Carnaval. E falando em Carnaval, ela anunciou que os antigos blocos tradicionais serão resgatados, mas sem perder o perfil familiar do município. “Não é bagunça”, afirmou.

União com Legislativo

Para finalizar sua fala firme, a secretária de Turismo de Itapema fez um apelo contundente e direto aos vereadores da cidade. Sem recorrer a discursos prontos ou exaltar o tom de voz, olhando nos olhos dos vereadores, a titular da pasta aproveitou os últimos minutos de fala para cobrar, com classe, o engajamento dos parlamentares na divulgação das ações e eventos turísticos do município, pontuando que alguns vereadores são bastante ativos nas redes sociais, porém, sem declarar, sugeriu que focam seus perfis apenas na autopromoção de suas fiscalizações — algo importante por agregar à transparência de seus serviços prestados, mas que poderia não ser visto como a única finalidade das mídias sociais dos legisladores. Segundo o entendimento de Pati, promover o Turismo do município, uma das "chaminés que movem Itapema", também é uma responsabilidade de quem prometeu e diz representar o povo.

Desta forma, Pati sinalizou que, assim como os perfis institucionais da Prefeitura estão legalmente impedidos de promover a imagem do prefeito, os vereadores, ainda que em suas páginas pessoais, poderiam – por bom senso e compromisso com o coletivo – evitar o uso concentrado, exclusivo e repetitivo de suas redes sociais para autopromoção (mesmo quando se trata de divulgar suas ações de fiscalização) ou oposição (técnica ou irônica).

“Estou sempre pronta para responder aos senhores. Esse é o meu papel. Sempre fui da iniciativa privada, e agora que estou do outro lado, sei o quanto é frustrante para o cidadão não ter resposta do poder público. Não serei essa pessoa”, afirmou Pati. A declaração foi interpretada como um recado claro de que sua secretaria está aberta ao diálogo e à cooperação com o Legislativo.

“A gente precisa da ajuda dos senhores”, solicitou, ao declarar que, em suas respectivas redes sociais, eles também compartilhem os eventos organizados pela Secretaria, incentivem a participação da população e ajudem na conscientização sobre temas importantes, como a preservação da orla da praia. Assim, os vereadores não estariam publicando apenas para seguidores, mas antes, para cidadãos itapemenses.

Pati foi além e fez questão de convidar, novamente, os vereadores a estarem presentes e prestigiarem os eventos turísticos. “Faço questão de ver os senhores nos eventos, porque estes, são do nosso município!”, declarou. 

Balanço da influência digital

A Rádio Cidade 104.1FM traz ainda, dados relevantes que escancaram o poder de influência dos parlamentares nas redes sociais. Os 13 vereadores de Itapema somam, juntos, 129 mil seguidores apenas no Instagram, uma das principais redes sociais da atualidade e a mais ativa dos legisladores. Apenas três desses vereadores concentram incríveis 71,67% de todo esse alcance, ou seja, sozinhos, representam uma força comunicacional capaz de influenciar mais de 92 mil pessoas diretamente. Por isso, a secretária de Turismo de Itapema entende que esse poder, ou parte desta influência, poderia estar sendo focada também para promover os avanços reais e notórios que sua pasta vem conquistando, para o bem de Itapema, que está "acima da própria gestão e de poderes públicos institicionais [Executivo e Legislativo]".

Ao final, Pati reforçou que as portas da Secretaria de Turismo estão abertas para todos os vereadores, e reiterou que está à disposição para ouvir sugestões, prestar contas e trabalhar em conjunto.

“Queremos que a Câmara veja a Secretaria de Turismo como parceira... Juntos, podemos colocar Itapema onde ela merece no setor turístico”, finalizou com o aplauso do público presente.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.