Dois moradores muito especiais da Diretoria de Bem-Estar Animal (DABA) de Itapema agora têm reconhecimento oficial e até crachá personalizado. Os cães Mortadela e Tatá, que já eram figurinha carimbada no espaço e conquistaram o carinho de servidores e visitantes, foram oficialmente adotados como mascotes do local.
Mesmo sem um tutor fixo, Mortadela e Tatá são acolhidos todos os dias pela equipe da DABA, que cuida da alimentação, abrigo e oferece muito carinho. A entrega dos crachás é um gesto simbólico, mas repleto de significado, que além de oficializar a presença deles como mascotes, reforça a ideia de que animais comunitários merecem respeito, proteção e cuidado.
“Eles estão sempre por aqui, são tranquilos e já fazem parte da nossa rotina. O crachá é uma forma carinhosa de mostrar que são bem-vindos e reconhecidos como parte da nossa equipe,” comentou uma das servidoras, que acompanha de perto o dia a dia dos mascotes.
A iniciativa segue o que já vem sendo adotado em outras cidades do Brasil, onde cães e gatos que circulam por espaços públicos — sem dono definido, mas amparados pela comunidade — recebem reconhecimento e amparo. Além de ser um gesto de carinho, a ação reforça o que já está garantido por lei: os chamados “animais comunitários” são protegidos e têm direito a cuidados.
A Prefeitura de Itapema, por meio da DABA, reforça que a convivência respeitosa entre pessoas e animais é fundamental para o bem-estar coletivo. Por isso, além de ações emergenciais de resgate e tratamento, o município busca estimular atitudes que valorizem a empatia e a responsabilidade, transformando o cuidado com os animais em uma cultura local.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 27°