A Guarda Municipal de Itapema foi acionada neste sábado (12) para atender uma denúncia envolvendo um possível caso de maus-tratos a animal no bairro Morretes. A ocorrência foi registrada após a central de atendimento receber uma solicitação que relatava uma situação suspeita envolvendo um cachorro da raça pitbull.
De acordo com as informações repassadas, a guarnição deslocou-se rapidamente até o endereço informado para averiguar a situação. No local, os agentes fizeram contato com o responsável pelo imóvel e tutor do animal, identificado como o senhor R. F. M.
Durante a vistoria, os guardas constataram que o cachorro — um pitbull macho — apresentava boas condições físicas. Segundo o relatório da ocorrência, o animal não demonstrava sinais aparentes de maus-tratos, o que foi devidamente registrado por meio de fotos que foram anexadas ao processo e enviadas à central para registro.
Além do estado de saúde, os agentes também verificaram as condições do espaço em que o animal vive. Conforme apurado, o pitbull estava com coleira e guia reforçada, instaladas de forma que permitem ao animal circular livremente por toda a extensão do terreno da residência, e inclusive acessar parte do terreno vizinho. No local, também foi constatada a presença de uma casinha apropriada para abrigo e descanso, além de cobertura e proteção compatíveis com os cuidados básicos recomendados para a saúde e bem-estar do animal.
O tutor do cachorro ainda relatou que, um dia antes da denúncia — na sexta-feira, 11 de abril de 2025 —, a equipe do Grupo de Operações com Animais (GOR) já havia realizado uma vistoria completa no mesmo endereço. Segundo ele, os agentes Rufina e Paulo, responsáveis pela visita, conferiram toda a documentação do animal, incluindo as carteiras de vacinação atualizadas e o certificado de castração. Na ocasião, a equipe do GOR também registrou imagens do animal e confirmou que não havia qualquer indício de maus-tratos.
O caso foi devidamente registrado pelos agentes da Guarda Municipal, que reforçaram a importância de denúncias responsáveis e da checagem criteriosa em casos que envolvem a proteção e o bem-estar animal.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 28°