Domingo, 27 de Abril de 2025
21°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Policial Op. Golden Ticket

Itapema é um dos alvos de operação contra quadrilha que enganava idosos com “bilhete premiado”

Grupo especializado já causou prejuízo superior a R$ 100 mil a uma única vítima.

11/04/2025 às 17h41 Atualizada em 11/04/2025 às 18h01
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Foto - Ilustração/Shutterstock
Foto - Ilustração/Shutterstock

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta semana, uma operação de cooperação interestadual contra um esquema criminoso que aplicava golpes em idosos por meio da já conhecida fraude do "Bilhete Premiado". A ação, batizada de Golden Ticket (Bilhete dourado, em inglês) foi conduzida pela Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), unidade vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, e resultou na prisão de quatro pessoas, além do cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em sete cidades de três estados.

As diligências aconteceram nas cidades catarinenses de Itapema, Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú, além de Passo Fundo e Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, e Goiânia, em Goiás. A operação contou com apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, incluindo a Divisão de Roubos e Furtos (DRR), Homicídios (DH), Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Decrim), Departamento de Polícia de Apoio (DPA), além de setores de inteligência da PC de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

O golpe funcionava da seguinte forma: os criminosos simulavam a venda de um bilhete de loteria supostamente premiado, utilizando documentos falsos para convencer as vítimas de que se tratava de um prêmio verdadeiro. As principais vítimas eram idosos, público frequentemente visado nesse tipo de crime por serem considerados mais vulneráveis.

De acordo com a investigação, os fatos ocorreram no final de 2024, em Joinville. A quadrilha era altamente especializada e sabia como esconder o patrimônio adquirido ilegalmente, dificultando a ação das autoridades. Os lucros do golpe eram direcionados para o enriquecimento dos envolvidos, que não hesitavam em explorar emocionalmente suas vítimas.

Em um dos casos apurados, uma única vítima foi enganada e perdeu mais de R$ 100 mil. Mesmo com a previsão de pena dobrada para crimes cometidos contra pessoas vulneráveis, os criminosos continuavam atuando com frieza e audácia.

Além do envolvimento com o golpe do bilhete, os integrantes do grupo investigado também têm ligações com outros crimes graves, como circulação de moeda falsa e roubos em Santa Catarina.

As ordens judiciais que permitiram o avanço da operação foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, após parecer favorável da 2ª Promotoria de Justiça.

Fique atento

A Polícia Civil reforça a importância da prevenção e da atenção redobrada, principalmente entre os idosos e seus familiares. Golpistas costumam agir com simpatia e urgência, simulando histórias emocionantes para convencer a vítima a entregar dinheiro ou bens. Desconfie sempre de prêmios ou bilhetes "premiados" oferecidos por desconhecidos, e nunca entregue valores sem consultar alguém de confiança ou a polícia.

Em caso de suspeita, denuncie imediatamente pelo 181 ou procure a delegacia mais próxima.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.