A banda Ira! tem uma trajetória marcada por posicionamentos políticos claros, especialmente por parte de seu vocalista, Nasi. Recentemente, durante uma apresentação em Contagem, Minas Gerais, Nasi interrompeu o show para expressar seu descontentamento com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao declarar "sem anistia", ele foi vaiado por parte do público e respondeu: "Tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira!. Tem gente que é reacionária, bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente". Ele ainda solicitou que esses espectadores deixassem o local e não comparecessem mais aos shows da banda.
Além disso, em novembro de 2022, durante a Virada Cultural em Votuporanga, São Paulo, Nasi adaptou a letra da música "Vamos Fugir" para criticar diretamente os bolsonaristas, dizendo: "e os bolsonaristas que o diabo os carregue". Essa manifestação gerou reações mistas do público e debates na Câmara Municipal local.
Nasi é um cantor que frequentemente critica pautas de direita. Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 2003, o artista sempre participa de eventos ligados à esquerda. Em agosto de 2023, por exemplo, ele cantou na festa de 40 anos da Central Única Dos Trabalhadores (CUT).
Cancelamento
Quatro apresentações da banda Ira! que seriam realizadas na região Sul já foram canceladas depois de "inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos e desistência de patrocinadores", de acordo com a produtora que estava à frente da organização. Por meio de uma publicação no Instagram nesta quarta-feira (9), a empresa anunciou a suspensão, citando os últimos acontecimentos envolvendo o grupo.
As apresentações foram cancelados nas cidade de Jaraguá do Sul (SC), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS). Em Jaraguá do Sul, a apresentação seria no dia 30 no Scar Centro Cultural. Em Blumenau, no dia seguinte, em 1º de maio, no Teatro Michelangelo. Os valores dos ingressos serão devolvidos em até 30 dias, garantiu a produtora.
À reportagem da CNN, a assessoria da banda lamentou todo o episódio e disse que Nasi foi provocado durante sete músicas no show em Minas Gerais até que o vocalista não suportou e reagiu. Ainda assim, a banda reconheceu que não foi uma reação boa.
Sobre os shows em Blumenau, Jaraguá e nas duas cidades gaúchas, o IRA! pretende remarcá-los em outro momento, depois de “deixar essa situação ser absorvida e aprender a não reagir de uma maneira igual aos ataques que sempre recebemos”.
Além disso, em suas redes sociais, a banda IRA! bloqueou os comentários em todas as publicações, fugindo de críticas.
No entanto, há ainda outros shows marcados para a região Sul, incluindo, Tubarão (23/05/2025), Joinville (23/08/2025), Novo Hamburgo (07/11/2025), Porto Alegre (08/11/2025) e Passo Fundo (09/11/2025).
É importante destacar que cancelamentos de shows devido a posicionamentos políticos não são inéditos no cenário musical brasileiro. Por exemplo, em setembro de 2022, a banda Dazaranha teve uma apresentação cancelada em Brusque, após o vocalista Moriel participar de um comício em apoio a Luiz Inácio Lula da Silva.
O fato é que, a relação entre artistas e manifestações políticas continua sendo um tema sensível e polarizador no Brasil, refletindo as tensões presentes na sociedade.
Em nota, a produtora afirma que "artistas deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos". Veja abaixo a íntegra.
Ver esta publicação no Instagram
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 28°