O governador de Santa Catarina voltou a se posicionar como opositor ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No sábado (15), Jorginho Mello (PL) publicou um vídeo desafiando a concessionária Arteris e o governo federal, afirmando que iniciará as obras da Via Mar antes das melhorias previstas para a BR-101. O projeto da nova rodovia surgiu no governo Carlos Moisés e avançou na atual gestão, estando ainda em fase de planejamento.
“Eu quero fazer uma aposta com o Governo Federal e com a Arteris. Eu vou começar a obra da Via Mar antes de vocês se mexerem para resolverem o caos do trânsito aqui no Norte do estado”, declarou o governador.
A BR-101, especialmente no trecho entre Itajaí e Joinville, enfrenta congestionamentos e demanda por melhorias. A proposta do governo federal inclui ampliar o contrato da Arteris, válido até 2033, para viabilizar novas obras. No entanto, há divergências sobre quais intervenções devem ser priorizadas, e o Fórum Parlamentar já solicitou mudanças no projeto. Enquanto isso, Jorginho aposta na Via Mar como a principal alternativa para desafogar o trânsito na região.
A Via Mar é um projeto de grande porte, idealizado para desafogar a BR-101. A rodovia paralela terá 140 quilômetros de extensão, ligando Joinville a Florianópolis e se conectando ao Contorno Viário da capital. Mello destacou que a iniciativa já está avançando, com o levantamento das desapropriações e medidas para acelerar sua viabilização.
“Não é uma obra de um mandato só, e deve ser por isso que ninguém se coçava para resolver”, afirmou Jorginho.
Vídeo - Divulgação
No domingo (16), o governador participou da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro. O ato defendeu, especialmente, a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, que resultaram em depredações na capital federal. Além de Jorginho, estiveram presentes os governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Tarcísio de Freitas, de São Paulo.
Leia também
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 27°