Domingo, 27 de Abril de 2025
21°

Parcialmente nublado

Itapema, SC

Política Reviravolta

Prefeitura de Camboriú comprará hospital FHC por R$ 10 Milhões para evitar leilão

Câmara aprova aquisição da Fundação Hospitalar com recursos próprios; gestão futura ainda será definida

17/03/2025 às 11h11 Atualizada em 17/03/2025 às 11h43
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
Fundação Hospitalar de Camboriú (FHC). Foto - Divulgação
Fundação Hospitalar de Camboriú (FHC). Foto - Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 14, a Câmara de Vereadores de Camboriú aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo que autoriza a aquisição do terreno, das instalações e dos equipamentos da Fundação Hospitalar de Camboriú (FHC). A proposta foi votada em duas sessões extraordinárias, passando nas primeiras e segundas votações.

O valor da compra, que pode chegar a até R$ 10.176.226,01, será pago com recursos próprios do município, provenientes do superávit financeiro de 2024. O projeto também inclui a quitação de débitos trabalhistas e tributários da FHC e a extinção definitiva da fundação, que enfrentava sérios problemas financeiros.

A aquisição, conforme o texto aprovado, visa garantir que o imóvel continue sendo utilizado para a prestação de serviços de saúde à população. Embora o modelo de gestão futura, como uma possível parceria público-privada, ainda não tenha sido definido, o município já iniciou o processo de negociação para evitar a venda do hospital em leilão.

Na última terça-feira, a Prefeitura de Camboriú firmou um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), encerrando um processo judicial de oito anos relacionado à FHC.

O presidente da Câmara, Marlon Borsatto, destacou que a aprovação do projeto representa um marco para a cidade, sinalizando um futuro promissor para a saúde local. “Este é o primeiro passo para melhorar a estrutura e os serviços do hospital, garantindo qualidade e segurança para a população”, afirmou.

"Parece mentira mas o hospital não pertencia a cidade, a prefeitura pagava 50 mil reais de aluguel por uma dívida de 17 milhões, podendo ir a leilão pelo pagamento da dívida", indagou o prefeito Leonel Pavan.

Pavan ainda enfatizou que a intenção inicial é retomar a gestão do hospital pelo município. “Com a aprovação, conseguimos trazer a propriedade novamente para Camboriú. Após estabilizar a situação, analisaremos a viabilidade de uma possível parceria público-privada para construção de um novo hospital”, explicou. 

A aprovação da medida foi considerada essencial para garantir a continuidade dos serviços de urgência, emergência e cirurgias eletivas, que atendem mais de 100 mil habitantes, sendo que 91% da população depende do SUS.

Foto - Divulgação/CVC

Entenda

A Fundação Hospitalar de Camboriú apresentou ao longo dos anos um quadro de problemas e irregularidades financeiras, bem como de ausência de prestação de contas, e seu estado foi considerado de insolvência, com dívidas superiores ao seu patrimônio, notadamente com o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e os próprios empregados. Houve no passado uma ação civil pública pelo MPSC e intervenção.

A ação de extinção e liquidação da Fundação Hospitalar de Camboriú havia sido ajuizada pelo MPSC em 2017 em razão de uma série de irregularidades. Naquele ano, a Promotora de Justiça Larissa Takashima, aposentada precocemente após receber diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), já buscava soluções para manter os serviços de saúde - atualmente Larissa preside a Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica de SC.

Para não deixar a população desassistida, o Município assumiu os serviços de saúde prestados pelo hospital, pagando aluguel pelo imóvel e contratando todos os funcionários. No local está em funcionamento o hospital do município, que realiza cerca de 300 cirurgias eletivas mensais e oferece pronto atendimento, tudo pelo SUS, servindo, ainda, de retaguarda para os hospitais maiores da região. 

 

Veja também

Fundação Lar da Terceira Idade Padre Antonio Luiz Dias solicita apoio para fraldas geriátricas e promove bingo de Páscoa; confira o convite!

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camboriú - SC
Camboriú - SC
Sobre o município Conhecida por sua atmosfera acolhedora e aspecto mais tranquilo que sua famosa vizinha. Rodeada por belas paisagens naturais, a cidade oferece opções de lazer e uma comunidade local receptiva, atraindo visitantes em busca de uma experiência mais serena.
Itapema, SC Atualizado às 23h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 27°

Seg 21°C 19°C
Ter 22°C 16°C
Qua 21°C 15°C
Qui 21°C 14°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio