A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, prendeu nesta quinta-feira (13) um homem suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato e extorsão cibernética. A ação fez parte da operação nacional “Phanton”, coordenada pela Polícia Civil do Mato Grosso, que mirou suspeitos em diferentes estados do país.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Cuiabá (MT), identificou que o grupo criminoso atuava na prática de sextorsão, um tipo de golpe que envolve ameaças e chantagens após interações online. O esquema ficou conhecido como o “golpe da novinha” e, entre os anos de 2021 e 2022, movimentou quantias expressivas de dinheiro obtido ilegalmente das vítimas.
Além de Santa Catarina, as autoridades cumpriram mandados de prisão no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, estados onde também foram localizados integrantes do esquema criminoso. O homem preso em Itajaí foi encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI), onde permanecerá à disposição da Justiça.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°