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Prefeitura de Itapema anuncia que Saque emergencial do FGTS já está disponível para trabalhadores atingidos pelas chuvas

Cadastro prévio na Defesa Civil é obrigatório para liberação do saque calamidade.

11/03/2025 às 15h50 Atualizada em 11/03/2025 às 16h23
Por: Tiago Francisco
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Foto - Reprodução
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A Prefeitura de Itapema anuciou nesta terça-feira (11), que a população atingida pela forte enxurrada do dia 16 de janeiro de 2025, já pode solicitar o saque calamidade do FGTS. O benefício está disponível para os trabalhadores que realizaram o cadastro prévio junto à Defesa Civil e pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo do FGTS, sem necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

O saque calamidade é uma alternativa emergencial criada para disponibilizar recursos em casos de desastres naturais significativos. Essa modalidade permite que trabalhadores de áreas atingidas retirem parte de seus fundos para ajudar na recuperação e nas necessidades imediatas da família. Essa iniciativa da Caixa Econômica Federal permite acessar até R$ 6.200 por conta

Para efetuar a solicitação pelo aplicativo do FGTS (disponível para Adroid e IOS), o trabalhador deve apresentar:

  • Documento de identidade com foto (RG, CNH ou passaporte);
  • Selfie segurando o documento de identidade (frente e verso visíveis);
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, internet, TV a cabo, gás ou fatura de cartão de crédito);
  • Caso não tenha comprovante de residência, é possível solicitar uma declaração na Defesa Civil;
  • Certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a).

A Caixa Econômica Federal disponibilizou um passo a passo para orientar os trabalhadores no processo de solicitação. No entanto, é essencial selecionar a opção "saque por calamidade pública" e não por motivo de doença. Veja como proceder:

  • Baixando o aplicativo FGTS: Disponível para Android e iOS, o aplicativo deve ser baixado e configurado com login ou cadastro inicial.
  • Navegando no aplicativo: Dentro do aplicativo, escolha a opção “Meus Saques”, depois “Outras situações de saque” e selecione “Calamidade Pública” para dar início ao processo.
  • Fornecendo informações: Informações básicas como nome, CPF e endereço da residência afetada devem ser preenchidas corretamente.
  • Enviando documentos: Envie documentos como identidade com foto, comprovante de residência e uma selfie com o documento.
  • Escolhendo a conta para crédito: Informe uma conta para o recebimento do saque, que pode ser da Caixa Econômica ou de outra instituição financeira.

Realizar todos esses passos de maneira correta garante que o pedido de saque seja processado eficientemente, proporcionando mais rapidez no acesso ao recurso.

Atendimento na Defesa Civil

Para quem tiver dificuldades no acesso ao aplicativo, a Defesa Civil de Itapema está oferecendo suporte presencial. Os interessados devem comparecer ao local levando os seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto;
  • Carteira de Trabalho;
  • Dados bancários para o saque;
  • Comprovante de residência emitido até 120 dias após a enxurrada (preferencialmente dos meses de novembro ou dezembro de 2024);
  • E-mail e senha de acesso ao aplicativo.

O saque pode ser solicitado até o dia 8 de maio de 2025. Vale lembrar que trabalhadores que já efetuaram o saque emergencial do FGTS nos últimos 12 meses não terão direito a um novo resgate. Além disso, apenas trabalhadores com saldo no FGTS, que residem nas áreas afetadas e tiveram suas residências impactadas, são elegíveis.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Itapema pelo telefone/WhatsApp: (47) 3267-1550.

 

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