Mayara Vicentainer, bolsista da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, venceu a Copa Brasil de Marcha Atlética com 3:03:33, realizada nesse domingo (9), em São Paulo (SP). A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo, reuniu atletas, equipes técnicas e torcedores em circuito montado na Universidade de São Paulo. Em segundo lugar ficou Elianay Santana com 3:04:51, e completando o pódio Nair da Rosa 3:42:13.
Com a vitória na prova dos 35 km (que abriu a programação), Mayara é agora bicampeã brasileira da categoria. Ela também havia vencido em 2024, em Vitória (ES). Além disso, o resultado garante, à atleta, a classificação necessária para representar o país no Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética 2025, previsto para maio em Samborondón, no Equador.
A atleta Mayara Vicentainer destacou que, apesar do percurso ser agradável e arborizado, o calor intenso ainda é um fator desafiador nessa época do ano. “35 quilômetros sempre será uma prova dura. Apesar de todas as adversidades que enfrentamos durante a prova, eu concluo, juntamente com meu treinador, que foi uma prova muito boa. Conseguimos manter o condicionamento físico para chegar ao pódio mais uma vez”, afirmou. Mayara também ressaltou a importância da concentração nessa modalidade: “A prova de 35 quilômetros demora para passar, então é fundamental manter o foco para se manter dentro da competitividade.”
Pela primeira vez realizada na na Universidade de São Paulo (USP), a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética recebeu elogios pela excelente estrutura e pelo circuito de 1 km, completamente arborizado, montado na Avenida Professor Mello Moraes. A sombra das árvores foi um alívio para os atletas, especialmente em meio à forte onda de calor que atinge a cidade, garantindo condições ideais para as provas dos 35 km e dos 20 km, cujas largadas aconteceram cedo (às 6h e 7h10).
A competição reuniu 122 atletas de 37 equipes e se consolidou como um dos principais eventos do calendário nacional da marcha atlética.
Destaque
O grande nome da competição foi o vice-campeão olímpico Caio Bonfim (CASO-DF), que conquistou pela 14ª vez o título da Copa Brasil, reforçando sua hegemonia na prova dos 20 km, com o tempo de 1:21:48. O pódio masculino foi completado por Max Batista (prata, 1:26:50) e Lucas Mazzo (bronze, 1:33:20), ambos do Centro de Atletismo de Sobradinho.
Caio retornou ao Brasil poucos dias antes da disputa após brilhar na Ásia — com o recorde brasileiro dos 20 km (1:17:37) em Kobe, no Japão, e o 6º lugar no GP da China (1:18:20). Ele já tem índice para o Mundial do Japão, em setembro, nas provas de 20 km e 35 km.
“Eu gostei do resultado. Queria ter batido a marca do ano passado [1h21min26], mas foi um ritmo muito bom. Claro, no ano passado não tinha esse cansaço, mas as pernas estão muito boas. Só faltou aquela perninha que tem quando você está totalmente descansado e, no final, dá uma apertadinha, uma crescida”, declarou Caio Bonfim.
_________________
Leia também
Representando Itapema, crianças e agentes da GM destacam-se em competições de Judô e Jiu-Jitsu
Jovem skatista de Itapema cria manobra inovadora e coloca cidade no radar mundial do esporte
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°