Terça, 18 de Março de 2025
28°

Tempo nublado

Itapema, SC

Policial Segurança Pública

Guarda Municipal de Itapema cumpre 20 mandados de prisão em 2025

Autoridades intensificam ações de segurança com a captura de foragidos.

10/03/2025 às 10h46 Atualizada em 10/03/2025 às 11h15
Por: Tiago Francisco
Compartilhe:
MP cumprindo pela GM de Itapema em 20 de janeiro. Foto - Divulgação/GMI
MP cumprindo pela GM de Itapema em 20 de janeiro. Foto - Divulgação/GMI

A Guarda Municipal de Itapema tem intensificado as segurança pública em 2025, cumprindo 20 mandados de prisão e tirando da rua indivíduos foragidos da Justiça. Neste primeiro trimestre do ano, a média é de aproximadamente 1 mandado de prisão cumprido a cada 3 dias, sendo estes, expedidos pela comarca do próprio município, de outras cidades e até mesmo, de outros estados.

Os dados foram enviados com exclusividade à Rádio Cidade e destacam o trabalho árduo da corporação no combate ao crime. Apenas entre 8 de fevereiro à 8 de março, 14 prisões foram realizadas, com os detidos envolvidos em crimes como furto, roubo, tráfico de drogas e até estupro de vulnerável. 

Os réus que tiveram mandados cumpridos em Itapema, estão inseridos em diferentes situações no município, como trabalhadores em obras, vivendo nas ruas ou até mesmo, mantendo suas atividades criminosas.

Consequências

O agravamento da pena para réus foragidos é uma medida prevista no Código Penal Brasileiro, que visa assegurar a eficácia das penas impostas pelo Judiciário. Quando o condenado se evade do cumprimento da sentença, ele incorre em uma violação do princípio da legalidade, o que resulta em sanções mais severas. O artigo 155 do Código Penal, por exemplo, estabelece que a fuga do réu pode resultar na reavaliação da pena, com o aumento do tempo de privação de liberdade, dependendo da gravidade do delito e das circunstâncias.

Além disso, o não cumprimento da pena pode acarretar no progressivo endurecimento das condições do regime prisional, uma vez que o réu pode perder benefícios como a progressão de regime e a possibilidade de liberdade condicional. 

Denúncias

A Guarda Municipal reforça ainda que, qualquer pessoa que tenha informações sobre criminosos foragidos ou queira fazer uma denúncia pode entrar em contato através do número de emergência 153. Além disso, a corporação também está disponível pelo WhatsApp, por meio do número (47) 9 9190-6623, para tirar dúvidas, fornecer informações e até registrar ocorrências.

 

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.