A presidente da Câmara Municipal de Itapema, vereadora Zulma Souza (Progressistas) anunciou nesta sexta-feira (07) a reativação da Procuradoria Especial da Mulher, um importante órgão de defesa dos direitos femininos no município, e que voltará a funcionar no Poder Legislativo. A publicação da Portaria nº 44/2025 nomeia a vereadora Raquel da Saúde (União) como a nova Procuradora da Mulher de Itapema, e a vereadora Lorita Montagner (PSD), como Procuradora Adjunta.
O anúncio marca as celebrações do Dia Internacional da Mulher em Itapema, cidade que tem hoje uma das maiores bancadas femininas em Câmaras de Santa Catarina e elegeu uma delas como a líder da Câmara Municipal: Zulma Souza entrou para a história de Itapema como a segunda mulher eleita presidente do Legislativo itapemense em 63 anos de emancipação.
A atual Legislatura, iniciada em janeiro, conta com quatro vereadoras, que cumprem mandato até dezembro de 2028. Além da presidente, estão na Câmara Municipal as vereadoras Lorita Montagner, Raquel da Saúde e Irmã Rute (Republicanos).
Em todo o Estado, algumas Câmaras de Vereadores têm registrado um aumento significativo na representatividade feminina. Em Itajaí, a Câmara Municipal atingiu um recorde histórico ao empossar seis vereadoras simultaneamente. As parlamentares que compõem essa bancada são Aline Aranha (DEM), Anna Carolina (PSDB), Celia Filha do Elói (MDB), Christiane Stuart (PSC), Hilda Deola (PDT) e Professora Bete (PP).
Em Gaspar, a Câmara Municipal criou uma bancada feminina composta pelas vereadoras Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) e Mara da Saúde (PP), representando a maior participação feminina na história da casa legislativa.
Esses avanços refletem a crescente participação das mulheres na política catarinense, embora ainda haja um caminho a percorrer para alcançar a paridade de gênero nos espaços de poder.
A Procuradoria Especial da Mulher tem a missão de fortalecer políticas públicas voltadas para a proteção, promoção e garantia dos direitos das mulheres. Entre suas funções estão acolher denúncias de violência e discriminação, encaminhar os casos aos órgãos competentes e promover ações de conscientização. Além disso, o órgão atua na defesa da participação feminina na política e no fortalecimento de projetos que beneficiem as mulheres itapemenses.
Para a Procuradora Raquel, a reativação da Procuradoria é um passo essencial para ampliar a rede de apoio e proteção às mulheres da cidade. “Nosso objetivo é estar ao lado das mulheres de Itapema, garantindo que elas tenham acesso ao apoio necessário para enfrentar desafios, superar barreiras e defender seus direitos”, afirmou.
Conforme a própria Câmara de Vereadores de Itapema, a reativação da Procuradoria Especial da Mulher "simboliza um avanço no compromisso da Câmara Legislativa com a defesa dos direitos femininos e marca de forma significativa as celebrações do Dia Internacional da Mulher".
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 21° Máx. 27°