A Central de Atendimento à Dengue foi aberta neste sábado (01), em Itajaí. O serviço funciona no décimo andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB) e será gerenciado pela Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Saúde. A Central atenderá 24 horas e terá capacidade de atender até 700 pessoas por dia no tratamento de doenças infecciosas e será um reforço no atendimento da Rede de Municipal de Saúde no tratamento dos pacientes. A meta em Itajaí é não perder nenhuma vida para a Dengue.
"Hoje é um dia histórico para todos nós. A Central da Dengue é mais uma das ações de combate a doença que estamos tomando desde o dia 1º de janeiro na prevenção e combate ao mosquito. O trabalho dos agentes de endemias, o Programa Cidade Mais Limpa com a retirada de caminhões de entulhos e lixo da cidade", afirmou o prefeito Robison Coelho. "Nossas metas são ousadas e aqui estamos cumprindo com dois compromissos, da economia e do cuidado com o cidadão. Esperamos aqui gastar dez vezes menos e fazendo melhor para a população de Itajaí", finalizou o prefeito.
"Nós estamos aqui garantindo o melhor para a população de Itajaí com eficiência e economia. Estamos aqui neste espaço cedido pelo hospital, com uma estrutura nova, climatizada e um ambiente adequado. Eu espero que nenhum cidadão itajaiense precise usar, mas quando precisar, terá aqui o melhor", completou o vice-prefeito Rubens Angioletti.
A oferta dos serviços foi possibilitada pelo decreto de emergência assinado pelo prefeito Robison Coelho. A Central de Dengue conta com 12 leitos e pode chegar até 20 leitos de unidade de tratamento, além de sala de coleta de exames, sala de espera e outros espaços para o atendimento do cidadão. A unidade conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento da dengue e doenças infectocontagiosas como as gripes. Além de aliviar os atendimentos nas demais unidades, os sintomas similares podem fazer com que os pacientes procurem a unidade.
"Quero agradecer a Deus por essa oportunidade, à direção do Hospital Marieta e a todos da Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é a segurança do paciente, evitando superlotação e demora no atendimento.", esclarece a secretária de Saúde, Mylene Lavado.
A central de atendimento instalada pelo município vai atender pacientes com gripes, resfriados, dores de garganta, dengue e diarreia. Segundo a secretária municipal de Saúde, Mylene Lavado, nesse período do ano, de 30% a 40% das pessoas que procuram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são devido a essas doenças infecciosas agudas, o que congestiona os serviços e provoca demora no atendimento. Todo o material e insumos necessários já estavam disponíveis na Secretaria de Saúde, e outros itens cedidos pela direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
"Esse é um momento significativo também para o Hospital Marieta. Nosso compromisso é fortalecer a parceria com o poder público municipal e estadual para favorecer o atendimento das pessoas", destacou a diretora geral do HMMKB, irmã Simone Santana.
CONFIRA MAIS FOTOS APÓS OS ANÚNCIOS
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 27°