O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (28), o relatório nº 36 de balneabilidade com as informações referentes à semana de 24 a 28 de fevereiro de 2025. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 179 estão próprios para banho, o que representa 63,03%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 61 estão adequados para banho, o que equivale a 70,11%.
Todas as informações, comparativos e considerações técnicas do último relatório podem ser conferidos na íntegra ao final desta matéria.
No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Resultados das coletas em nossa região
Na Costa Esmeralda, 70,83% dos pontos coletados estão próprios para banho. Proporcionalmente ao número de coletas, Porto Belo teve o melhor desempenho, com 83,33% dos pontos próprios para banho. Itapema somou 77,78% dos pontos coletados em Itapema estão próprios para banho, enquanto Bombinhas apresentou o pior desempenho da região, com aproximadamente 55,56% dos pontos coletados em Bombinhas estão próprios para banho.
- Em Itapema, dos 9 pontos coletados, 7 estão próprios para banho:
Áreas rejeitadas - Rua 227 e Rua 1100;
- Em Porto Belo, dos 6 pontos coletados, 5 estão próprios para banho:
Área rejeitada - Foz do rio Perequezinho;
- Em Bombinhas, dos 9 pontos coletados, 5 estão próprios para banho:
Áreas rejeitadas - Rua Tiriba, Av. Ver. Manoel José dos Santos, 1.149, Canto direito da praia, próximo ao riacho e Rua Castanheta;
- Em Balneário Camboriú, dos 15 pontos coletados, 14 estão próprios para banho;
Área rejeita - Lagoa de Taquaras;
- Em Itajaí, dos 5 pontos coletados, 4 estão próprios para banho;
Área rejeita - Frente à saída da lagoa, Rua José Manoel C. Silva
- Em Florianópolis, dos 87 pontos coletados, 61 estão próprios para banho.
Metodologia e legislação
As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 24ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: balneabilidade.ima.sc.gov.br/
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO AO VIVO
Mín. 19° Máx. 28°